Getting your Trinity Audio player ready... |
O prof. Cleber Trevisan explicou a importância das inteligências artificiais na atualidade.
A Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT, no dia 05 de abril, realizou um workshop para o corpo docente e líderes a respeito do Chat GPT e as inteligências artificiais presentes no mercado. Foi um momento único para todos aprenderem comandos e como utilizar a ferramenta de forma eficaz.
O que é o Chat GPT?
O Chat GPT é um modelo de linguagem natural desenvolvido pela OpenAI, que utiliza a tecnologia de redes neurais para gerar respostas coerentes e contextualizadas a partir de perguntas e comandos em linguagem natural.
Ele foi treinado em uma grande variedade de dados de texto e pode responder a perguntas sobre praticamente qualquer tópico. O Chat GPT é um exemplo de inteligência artificial que utiliza técnicas avançadas de processamento de linguagem natural para simular a comunicação humana.
O que é uma inteligência artificial?
Uma inteligência artificial (IA) é um sistema computacional que pode realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana para serem concluídas. Ela é capaz de aprender com dados, identificar padrões e fazer previsões com base nesses dados, tornando-se cada vez mais precisa à medida que é exposta a mais informações.
As IA são utilizadas em diversas áreas, como assistentes virtuais, carros autônomos, análise de dados, automação de processos, reconhecimento de padrões e muito mais. Elas estão transformando a maneira como interagimos com o mundo digital e criando novas possibilidades para a inovação e o progresso humano.
As inteligências artificiais são confiáveis?
A confiabilidade das inteligências artificiais (IAs) pode variar amplamente, dependendo do tipo de IA, do conjunto de dados utilizados para treiná-las e da precisão das entradas de dados que recebem.
As IAs são treinadas com base em dados históricos, e se esses dados forem tendenciosos ou incompletos, a IA pode replicar essas falhas. Além disso, as IAs são projetadas para serem precisas dentro dos limites do que lhes foi ensinado, o que significa que elas podem cometer erros se forem expostas a situações novas ou imprevistas.
Com a supervisão e validação adequadas, as IAs podem ser confiáveis em muitos contextos, desde que sejam usadas com cuidado e consideração para minimizar possíveis efeitos colaterais negativos.
Pra conhecer mais do trabalho do Prof. Cleber Trevisan, acesse o Instagram clicando aqui.
Imagens registradas no local: