FACIT realiza sua 1ª Feira Interdisciplinar de Medicina Veterinária

É bem sabido que o ambiente acadêmico transpira conhecimento, cada curso em sua área de atuação desenvolve saberes que beneficiarão toda a comunidade. Para difundir essas informações, a FACIT realizou sua 1ª Feira Interdisciplinar de Medicina Veterinária.

O evento foi uma exposição de trabalhos científicos desenvolvidos pelos acadêmicos dentro das disciplinas de Anatomia Veterinária e Medicina Veterinária Preventiva em Saúde Pública.

Ao todo, foram apresentados 19 resumos científicos e 30 maquetes que exibiam o sistema ocular e auditivo de um cão.

“Os resumos foram sobre saúde pública e as maquetes mostraram estruturas anatômicas da audição e do sistema visual de uma espécie doméstica bastante conhecida, um cachorro”, destaca a professora Cristiane Lopes Mazzinghy.

A Mariana Cunha é acadêmica do 6° período e o trabalho do seu grupo abordou uma importante área da saúde pública que lida com parasitas em alimentos, tanto em hortaliças como em carnes.

“É uma proposta muito importante pra medicina veterinária falar disso por conta das inspeções federais e estaduais, uma área de concurso muito importante para a medicina veterinária. Foi muito bom juntar todas as turmas e seus trabalhos e poder compartilhar ideias e conhecimentos”, destaca Mariana.

O grupo do Matheus dos Santos Oliveira (2° período) mostrou em uma maquete como é formado o sistema de visão de um cachorro.

“É muito bom mostrar para meus colegas como funciona a visão de um animal doméstico, além disso, vai ajudando a turma a melhorar as formas de apresentar trabalhos e nos ajudando a desenvolver nossa carreira acadêmica”, conta.

Incentivo à produção científica

A FACIT é uma instituição que incentiva seus acadêmicos a produzir conteúdo científico, seja durante congressos, trabalhos para publicação ou em feiras, como a realizada em suas dependências. A iniciativa é vista com bons olhos pelos alunos.

“A faculdade incentiva os alunos a embarcar nesse mundo que é a produção científica, então eu acho muito bom porque a produção desse tipo de trabalho aumenta o nosso conhecimento e ao mesmo tempo conseguimos transmitir ele para outras pessoas”, enfatiza Camila Monteiro Marina, acadêmica do 3° período.

Para Mariana, a 1ª Feira Interdisciplinar de Medicina Veterinária mostra para os acadêmicos dos primeiros períodos o que eles estudarão em fases avançadas do curso.“A iniciativa é louvável porque alguns alunos estão nos primeiros períodos do curso, então eles precisavam ver os períodos lá na frente, saber o que a nossa profissão espera pela frente na área dos concursos, trabalhos e áreas de atuação, então é interessante juntar todas as turmas nesse tipo de feira”, finaliza a acadêmica.