Getting your Trinity Audio player ready... |
Araguaína – Tocantins – Nos dias 19 e 20 de outubro, a FACIT promoveu mais uma edição do Projeto de Extensão Curricular Mata Ciliar, que reuniu alunos, professores e coordenadores de todos os cursos da instituição em uma expedição no Projeto Corredor do Araguaia, com o apoio logístico na Chácara FACIT. A ação, que contou com a parceria da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA) e da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), mobilizou 45 participantes em atividades de conscientização ambiental e integração acadêmica.
Entre as atividades realizadas, os participantes visitaram a mata ciliar do rio Araguaia e participaram de uma palestra sobre sustentabilidade e preservação, ministrada a bordo de um catamarã pelo Professor Doutor Erick da Silva Santos, docente do curso de Turismo da UFNT. Na palestra, o professor destacou a importância da mata ciliar para a proteção do bioma local e os desafios enfrentados para sua preservação. “É fundamental que todos entendam o papel da mata ciliar na manutenção dos ecossistemas. A participação de alunos em projetos como esse fortalece a formação de cidadãos comprometidos com a sustentabilidade,” pontuou o professor.
A presidente do Conselho Administrativo da FACIT, Dra. Angela, reforçou o impacto transformador da experiência para os estudantes. “O Projeto Mata Ciliar representa a união entre a educação e a prática em favor do meio ambiente. Estamos formando profissionais mais conscientes e prontos para contribuir com a sociedade e o planeta,” comentou Dra. Angela.
E coordenadora de Extensão da FACIT, Ana Paula, também destacou o papel do projeto na construção de uma formação acadêmica mais ampla: “Vivências como essa proporcionam um aprendizado profundo e significativo, no qual teoria e prática se encontram. Queremos que nossos alunos vejam a preservação ambiental como parte de sua futura atuação profissional.”
Além das atividades educativas, a expedição promoveu rodas de conversa, gincanas e momentos de lazer nas águas e praia do rio Araguaia, facilitando a interação e o trabalho em equipe. Para Joyce Silva Guimarães, aluna do curso de Direito, a experiência foi transformadora: “Aprender sobre a importância da mata ciliar e ainda trocar experiências com colegas de várias áreas tornou tudo mais real e aplicável.” Para João Pedro Alves de Oliveira – Medicina Veterinária “O mata Ciliar além de proporcionar muitos conhecimentos sobre o bioma do Araguaia, nos traz o sentimento de colaboração na preservação dessa riqueza brasileira”.