FACIT REALIZA O VI SEMINÁRIO JURÍDICO SOBRE A DEFENSORIA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS

Araguaína – Tocantins – Nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2024, o Curso de Direito da Faculdade FACIT promoveu o VI Seminário Jurídico, intitulado “A Defensoria Pública na Promoção e Efetivação dos Direitos Humanos”. O evento contou com a participação de 180 pessoas, incluindo estudantes, profissionais da área jurídica e convidados, com o objetivo de discutir a relevância da Defensoria Pública na garantia dos direitos humanos e na desconstrução de desigualdades sociais.

A Diretora Geral da FACIT, Carollyne Mota, abriu o evento destacando a importância do seminário para a formação dos alunos e para a comunidade acadêmica. “Este seminário é uma oportunidade valiosa para refletirmos sobre o papel da Defensoria Pública e sua atuação em defesa dos direitos de todos os cidadãos. A FACIT se orgulha de promover este debate tão necessário”, afirmou. O Coordenador do Curso de Direito, Daniel Cervantes, complementou: “A Defensoria Pública é um pilar fundamental da justiça social, e é essencial que nossos alunos compreendam sua importância e desafios.”

A aluna Larussânia dos Santos, representando os estudantes, expressou sua satisfação em participar da organização do seminário: “É uma honra poder aprender com profissionais tão renomados e discutir temas que impactam diretamente nossa sociedade. Esse evento é um passo importante na nossa formação como futuros operadores do Direito.”

O seminário contou com a presença de ilustres palestrantes, como os defensores públicos Thiannethan de Sousa Silva, Elydia Leda B. Monteiro, Lauro Simões C. Bisnetto, Jade Sousa Miranda, Rubismark S. Martins e Téssia Gomes Carneiro, além do analista de sistemas Cléber Trevisan. As palestras abordaram temas como a atuação da Defensoria na desconstrução das desigualdades étnico-raciais e socioeconômicas, a inteligência artificial na advocacia, moradia e ações coletivas, execução penal e assistência qualificada à mulher vítima de violência doméstica.

A programação foi enriquecida com momentos culturais, oficinas práticas, apresentação de banners e comunicações orais, que proporcionaram aos participantes uma experiência de aprendizado dinâmico. Um dos momentos mais aguardados foi a premiação do melhor trabalho apresentado, que reconheceu a dedicação dos alunos na elaboração de resumos expandidos. O evento encerrou-se com um churrasco de confraternização, promovendo a interação entre todos os participantes.

A Comissão Organizadora do seminário, composta por professores e alunos, expressou sua gratidão a todos os parceiros e patrocinadores, incluindo a DPE/TO, ESDEP, OAB, Simplifica Inteligência Tributária, Andreatta Advocacia, Lima Filho, Milaré & Vilarinho Advogados, Baratão das Utilidades, Studio & Art Sintonia, Chilli Beans, Oak Araguaína, Arrais Store, AP Personalizare, Summer Clothes e D’Lara.

Com a realização do VI Seminário Jurídico, a FACULDADE FACIT reafirma o seu compromisso com a promoção dos direitos humanos e a formação de profissionais conscientes e comprometidos com a justiça social.