FACIT realiza o 1° Simulado da OAB

O Exame da Ordem dos Advogados do Brasil é conhecido pela dificuldade e por ser pré-requisito para qualquer acadêmico de Direito que deseja exercer a advocacia. Para preparar os estudantes, a FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins, promoveu na tarde do último sábado, 09, o primeiro exame teste da Instituição.

A proposta do simulado era montar um cenário semelhante ao que os alunos irão vivenciar quando forem realizar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Treinar emoção e razão em um momento desafiador é uma forma de preparação também. A iniciativa foi organizada pelo NPJ – Núcleo de Práticas Jurídicas da FACIT- Faculdade de Ciências do Tocantins em parceria com a coordenação do curso de Direito.

Na tarde do último sábado, acadêmicos, que estão aptos a fazer a prova, estiveram na faculdade para sentir o clima e também a pressão. “Queremos marcar tradição como um curso de alto nível, para isso é necessário realizar vários processos ao longo dessa caminhada e um deles é criar um ambiente realístico da prova da OAB, assim eles vão tomando conhecimento do que vão enfrentar logo após completar o curso”, explicou o coordenador do curso de direito, professor dr. Maicon Tauchert.

O exame, que também foi aberto para que qualquer pessoa da comunidade participasse, deve ajudar a mapear as matérias que precisam de mais atenção por parte dos alunos e assim concentrar os estudos. A prova colocou à tona os conhecimentos dos alunos, trabalhando níveis comumente exigidos pela banca que elabora o teste ofertado pela Ordem.

“Quando você já vem treinando, fazendo a prova repetidas vezes, seu corpo, seu cérebro, seu emocional vai se acostumando com aquela experiência. Então, quando o aluno fizer a verdadeira prova da OAB, essa já não vai ser uma experiência tão nova que traga tanto medo e ansiedade, ele estará com mais prática para fazer aquele tipo de exame”, destacou a advogada e professora do curso de direito, dra. Bruna de Paula.

A acadêmica do 7° período, Mariana Ferreira Mendonça, vai aproveitar o resultado da prova para reforçar o estudo em áreas que ela não se saiu tão bem.

“A expectativa é descobrir em quais pontos eu estou super bem e em onde eu preciso melhorar para ter sucesso nos meus objetivos, tendo tempo para me aperfeiçoar até chegar a hora de fazer a prova definitiva, que é o exame da ordem”, finalizou.

O que é o Exame da OAB

O Exame da Ordem dos Advogados do Brasil é uma avaliação ao qual os bacharéis em Direito no Brasil se submetem, por força de lei, para demonstrar que possuem capacitação, conhecimentos e práticas necessárias para exercer a advocacia.

É obrigatória a aprovação no exame da OAB para o exercício da advocacia. Sem isso, o bacharel em Direito tem vetada a realização do seu registro e obtenção da carteira de advogado.

O exame é realizado três vezes por ano, com provas aplicadas em dois dias diferentes. A primeira fase é uma prova objetiva, a segunda é uma prova prático-profissional. A primeira fase da prova da OAB está prevista para o dia 03 de julho e a segunda para 28 de agosto.