FACIT REALIZA EVENTO “CUIDANDO DA MENTE” E REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO NO SETEMBRO AMARELO

Araguaína – Tocantins – No dia 25 de setembro, a Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT) promoveu uma importante ação em prol da saúde mental, reunindo mais de 300 acadêmicos de diversos cursos no Ginásio Pedro Quaresma para participar do evento “Cuidando da Mente: Prevenção do Suicídio e Promoção da Saúde Mental”. A iniciativa faz parte dos Projetos de Extensão Curricular da faculdade, integrando a campanha nacional Setembro Amarelo, que visa conscientizar sobre a prevenção ao suicídio e promover a saúde mental.

O encontro foi marcado por palestras, rodas de conversa e atividades interativas, que abordaram os sinais de alerta e a necessidade de quebrar o tabu que ainda envolve a saúde mental. A Dra. Carollyne Mota Tiago Moreira, Diretora Geral da FACIT, enfatizou a importância de discutir o tema no ambiente acadêmico: “A FACIT se orgulha em ser uma instituição que não apenas forma profissionais, mas também cuida do bem-estar de sua comunidade. O Setembro Amarelo nos lembra que falar sobre saúde mental e prevenção ao suicídio é crucial para promover ambientes mais acolhedores e humanos.”

A coordenadora dos Projetos de Extensão Curricular da FACIT, Ana Paula Lacerda, destacou o impacto do evento como uma extensão do compromisso da instituição com a formação integral dos estudantes: “Nossos projetos de extensão são uma oportunidade de levar o conhecimento além da sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos acadêmicos. A discussão sobre saúde mental não poderia ficar de fora desse contexto. Nosso objetivo é transformar a teoria em ações práticas, beneficiando a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo.”

Dênia Rodrigues Chagas, coordenadora do curso de Enfermagem, reforçou a importância da participação ativa dos alunos: “A grande participação dos estudantes demonstra o quanto esse assunto é urgente e necessário. Precisamos, como futuros profissionais da saúde, estar preparados para identificar sinais e oferecer suporte adequado. Esse evento reforça nosso compromisso com a saúde integral.”

Durante o evento, depoimentos emocionantes marcaram o público, como o relato da acadêmica de Enfermagem, Adriane Maria Braga, que falou sobre a importância de iniciativas como essa: “Me senti encorajada a falar sobre minhas próprias experiências emocionais e percebi o quanto é importante termos espaços seguros para discutir esses temas na universidade.”

A acadêmica de Odontologia, Francisca Joice, também destacou o impacto das atividades: “As dinâmicas em grupo e as rodas de conversa trouxeram reflexões importantes sobre como podemos ajudar uns aos outros no cotidiano. Foi um evento transformador para mim, tanto no pessoal quanto no profissional.”

Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína e da Escola de Saúde Pública de Araguaia (ESPA), o evento proporcionou um espaço acolhedor para que os participantes pudessem compartilhar suas experiências e aprender mais sobre a importância da saúde mental. Materiais informativos, como folhetos sobre sinais de alerta, e balões amarelos, símbolo da campanha, foram distribuídos durante toda a ação.

A FACIT, sempre comprometida com o bem-estar de sua comunidade, já planeja novas atividades voltadas para a saúde mental, incluindo workshops, campanhas educativas nas redes sociais e ciclos de palestras focados na prevenção ao suicídio, reafirmando seu papel social e educacional na promoção de ambientes saudáveis e de apoio emocional.