FACIT REALIZA 1ª FEIRA DO EMPREENDEDOR E PROMOVE ESPÍRITO EMPREENDEDOR ENTRE ALUNOS

Araguaína – Tocantins – No dia 8 de outubro de 2024, a Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT) realizou com sucesso a 1ª Feira do Empreendedor, promovida pelo FACITLAB – Laboratório de Empreendedorismo da Faculdade. O evento, que aconteceu no Espaço de Convivência da FACIT, teve como objetivo principal estimular o espírito empreendedor dos estudantes, conectando o ambiente acadêmico com práticas reais de mercado. Contando com a participação de 250 alunos e 13 expositores, a feira proporcionou uma experiência prática de desenvolvimento e comercialização de produtos e serviços, oferecendo aos alunos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos de gestão, marketing e finanças na prática.

A coordenadora do projeto, Caroline Cordeiro, destacou a importância de eventos como esse para o crescimento dos alunos: “A 1ª Feira do Empreendedor foi um marco para os nossos alunos, pois trouxe à tona não apenas a criatividade e inovação, mas também o senso de responsabilidade e gestão de negócios. Nossa missão é formar profissionais capacitados para enfrentar o mercado com confiança e competência.”

Os expositores apresentaram projetos criativos e inovadores, que chamaram a atenção pela diversidade de propostas, como o Nay & Anni Viagens, que ofereceu pacotes de viagens completos; o Bolo Gelado, com pudins e fatias de bolo gelado; a Personalizarte, que trouxe xícaras personalizadas feitas ao vivo; e o projeto de Plantas e Geleias Artesanais, focado na produção sustentável e local. Cada estande evidenciou o talento e a determinação dos alunos da FACIT em transformar ideias em oportunidades reais de negócio.

O feedback dos participantes foi extremamente positivo, com elogios tanto à organização quanto à experiência prática oferecida pelo evento. A estudante Jamille Gomes, do curso de Direito, destacou a importância da feira para o seu desenvolvimento: “Foi uma experiência incrível. Consegui não apenas aplicar os conceitos de empreendedorismo que aprendi na faculdade, mas também enxergar novas possibilidades para o futuro. Vendi todos os meus produtos e ainda fiz contatos importantes.” Essa vivência prática foi essencial para que os estudantes compreendessem, de maneira concreta, o que significa empreender e quais são os desafios envolvidos.

A feira contou com o apoio fundamental dos Coordenadores de Curso e da Logística da FACIT, que garantiram que a estrutura e organização do evento atendessem às expectativas de todos os envolvidos. A montagem dos estandes foi realizada dias antes, e o suporte oferecido pela equipe foi essencial para o sucesso do evento.

A Dra. Carollyne Mota Tiago Moreira, Diretora Geral da FACIT, ressaltou o impacto positivo da feira: “Essa feira representa o compromisso da FACIT em fomentar o empreendedorismo e a inovação entre nossos alunos. Nosso objetivo é prepará-los para os desafios do mercado, proporcionando experiências práticas e relevantes. Fiquei extremamente orgulhosa de ver o entusiasmo e o sucesso dos projetos apresentados. Foi uma conquista para todos.”

Diante do sucesso alcançado, a 1ª Feira do Empreendedor já tem planos de se tornar um evento mensal, proporcionando uma plataforma contínua para que os alunos apresentem e comercializem seus produtos e serviços. Além disso, a FACIT planeja oferecer mentorias para auxiliar no desenvolvimento das habilidades empreendedoras dos alunos, fortalecendo ainda mais a cultura de inovação e preparação para o mercado. O evento foi uma verdadeira imersão no mundo dos negócios, demonstrando o potencial dos alunos da FACIT e promovendo uma integração valiosa entre o ambiente acadêmico e o mercado.