Getting your Trinity Audio player ready... |
A Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT) promoveu com sucesso a 11ª edição da Jornada Odontológica do Norte do Tocantins (JONT), consolidando o evento como um dos mais relevantes da área no estado. Realizada no auditório José Horácio, no Campus II da instituição, a jornada reuniu profissionais renomados, professores, estudantes e pesquisadores em uma intensa programação voltada para o conhecimento, inovação e responsabilidade social da Odontologia. Com temas que destacam o trabalho de produção de científica, a jornada abordou temática atuais e essenciais como Inteligência Artificial e atuação do profissional da Odontologia com os povos indígenas.
Durante os dias de evento, os participantes tiveram acesso a palestras com especialistas de diversas regiões do Brasil, além de hands-on prático, realizado em parceria com a Liga Acadêmica de Diagnóstico de Lesões Bucais (LADB) e ministrado pelo professor especialista Jonh Reis, que proporcionou uma experiência técnica valiosa e bastante elogiada pelos alunos. Outro momento marcante foi o retorno do professor Dr. Ricardo Amore, presença aguardada desde sua participação na edição de 2024. Sua palestra foi destaque entre os acadêmicos e reafirmou a importância da JONT no cenário da Odontologia nacional.
Entre os destaques, o estudo intitulado “Perfil Epidemiológico de Saúde Bucal do Povo Indígena Karajá-Xambioá da Aldeia Hawa Tymará: A Atuação do Cirurgião-Dentista em Perspectiva”, desenvolvido pelos acadêmicos Octávio Klaws Pena de Jesus e Paulo Ricardo Rodrigues Marques. Morador da própria aldeia, Octávio relatou que a pesquisa teve como motivação a necessidade de refletir sobre o autocuidado em saúde bucal e alertar para a urgência de políticas públicas mais eficazes. “Senti que era meu dever trazer essa reflexão sobre o meu povo. Precisamos de ações concretas para superar o descaso e promover uma atenção verdadeira à saúde bucal indígena”, afirmou. Outra pesquisa relevante foi apresentada pela acadêmica Géssica Michely da Conceição Silva, com o tema “Equidade em Saúde Bucal: O Papel da Odontologia Familiar em Diferentes Contextos Sociais”. O trabalho destacou a importância da atuação odontológica sensível às desigualdades sociais, mostrando como o cuidado familiar e comunitário pode ser um instrumento de transformação e justiça em saúde.
Inteligência Artificial na Odontologia.
Também se destacou na Jornada o trabalho das acadêmicas Brenda dos Reis Nascimento e Bianca Murielle Soares Gama com o tema: “Aplicações da Inteligência Artificial como Ferramenta na Relação Paciente-Cirurgião Dentista”, que trouxe contribuições inovadoras para a prática odontológica. A pesquisa evidenciou como a IA pode aprimorar a comunicação e a confiança entre paciente e profissional, por meio da automatização de diagnósticos por imagem, da personalização dos tratamentos e da agilidade no planejamento clínico. Com maior precisão, segurança e eficiência, a IA melhora significativamente a experiência do paciente, reduz o tempo de atendimento e fortalece a tomada de decisões clínicas, reforçando a qualidade do cuidado odontológico.
Para o coordenador do curso de Odontologia da FACIT, professor João Nivaldo, a jornada foi um reflexo da qualidade da formação oferecida pela instituição. “Eventos como esse mostram o quanto nossos alunos estão preparados para atuar com técnica, sensibilidade e pensamento crítico. A produção científica apresentada nos orgulha e fortalece a missão da FACIT de formar profissionais completos”, pontuou.