FACIT promove mais uma edição do “Plantar e Cuidar”, uma ação pelo meio ambiente

A FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins promove no próximo dia 30 de abril, sábado, a parte das 14 horas, o projeto de extensão “Plantar e Cuidar”. A ação faz parte de uma iniciativa sustentável e social que integra os calouros dos cursos de Radiologia, Enfermagem, Medicina Veterinária, Direito e Odontologia, além de professores e colaboradores em geral. Para este ano, o tema em destaque é “O verde do Pé na FACIT”.

Palestras

Como parte da programação, o “Plantar e Cuidar” oferecerá palestras e ações de plantio. O primeiro bate papo do dia falará sobre a “A Importância do Ecossistema Ecologicamente Equilibrado para Todos” e será ministrado pelo Biólogo Ambiental, Anibal de Sousa Neto.

Em seguida, o Técnico Agrícola, Luiz Carlos Costa Cabral, dará “Noções de Produção de Mudas”. A proposta é fazer com que os acadêmicos descubram como é feito esse processo desde a produção da semente até o destino final delas.

Na segunda parte do projeto e seguindo a tradição da Faculdade, os calouros vão colocar as mãos na terra para plantar, no Campus II da FACIT, mudas de diversas espécies nativas da região. O acadêmico tem a responsabilidade de cuidar e acompanhar o crescimento da planta durante todo o seu período na instituição.

“É com projetos dessa natureza que nossos estudantes construirão um mundo melhor. Os Projetos de Extensão da FACIT estão sempre oportunizando aos acadêmicos fazer a conexão com a sociedade, por meio de produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa”, completa Maria das Graças, coordenadora dos projetos de extensão da faculdade.

Tradição que completa 10 anos

O projeto “Plantar e Cuidar” é uma iniciativa de conscientização ambiental adotada pela instituição desde 2012. Os calouros de todos os cursos são convidados a deixarem sua marca no Campus II plantando mudas de árvores nativas do cerrado e da Amazônia.

Várias foram as vezes em que a ação extrapolou os muros da universidade, levando o plantio para bairros de Araguaína, povoados próximos e nascentes de rios.

O projeto já fez o plantio de mais de dez mil mudas. A ação faz parte do (PDI) Plano de Desenvolvimento Institucional da FACIT que objetiva realizar um trabalho permanente em defesa da natureza.