FACIT PROMOVE CONCURSO PARA OS ALUNOS MOSTRAR SEU CANTINHO DE ESTUDOS

Nessa época de PANDEMIA onde o afastamento social é primordial, as aulas da FACIT se tornaram aulas presenciais via online. Professores e alunos acabaram mudando suas rotinas e seus ambientes de estudo.

Para que o aluno possa ser mais produtivo nos seus estudos em casa via on line é necessário um ambiente agradável e organizado. Para que assim o discente possa ter mais concentração e praticidade.

Foi pensando nisso que a FACIT promoveu o Concurso LAMBE-LAMBE, um concurso para que os alunos mandassem as fotos dos seus cantinhos de estudos.

A ideia surgiu da Gestão da FACIT como uma forma de sensibilizar e incentivar os alunos para os estudos nessa época de afastamento social. A importância do cantinho de estudo, de acordo com a professora Eliana dos Santos Andrade, Membro do NAP – NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO e Coordenadora da CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO, foi para ver um pouquinho da realidade de cada aluno e incentivá-los nessa caminhada no processo da construção de uma profissão.

Para isso é necessário um local para os estudos, não necessariamente o mais tecnológico e moderno, mas sim um local em que mantenha o aluno concentrado em que gaste a sua energia na hora de estudar.

Para a realização do concurso de fotos, a professora Eliana usou uma ferramenta Pedagógica chamada Padlet, por ser dinâmica e funciona como mural pedagógico.

No início do mês de Abril a FACIT, por meio do NAP, disponibilizou um link para todos os alunos referente a técnicas de orientação para estudos em casa.

Com temas de como preparar seu espaço, como fugir da procrastinação, da organização, de não deixar a “peteca cair”.

Para Sara Rocha de Melo de 22 anos, estudante do 6º Período de Odontologia, o Concurso Lambe-Lambe foi importante para mostrar a realidade do espaço em que os alunos da FACIT estudam. “(…) uns com os cantinhos organizados, outros improvisados como é o meu caso rsrs, mas o que realmente importa é que não estamos deixando de aprender e buscando conhecimento mesmo em casa, também serve pra valorizarmos as oportunidades que temos na faculdade como biblioteca climatizada e disponível com computadores e muitos livros (coisa que agora com a pandemia estamos sentindo muita falta).” A aluna foi premiada em 1º Lugar no Concurso, fala um pouco sobre como foi ter sido selecionada. “Assim que eu vi sobre o concurso, resolvi mostrar o meu cantinho, mas não imaginava que seria premiada, eu mostrei bem a minha realidade. Tenho uma família bem animada, que ri muito, conversa muito, e isso estava me desconcentrando um pouco e comecei a estudar debaixo de uma árvore daqui do quintal, onde é bem silencioso, fresquinho e um ponto onde a internet pega melhor também e devido a isso decidi participar e deu certo.”

Em 2º lugar no concurso lambe-lambe da FACIT ficou aluno Thiago Felipe Fontes, estudante do último período do curso de ADM. De acordo com Thiago a criatividade surgiu pelo desafio de participar do Concurso. “Por conta da pandemia, precisava de um lugar que me ajudasse e me estimulasse nas aulas online,  eu gosto de decoração e de fazer com minhas próprias mãos, as ideias e inspirações que vejo na internet e no app Pinterest, esse meu cantinho era sem vida , apenas a mesa e a cadeira com as paredes brancas, então antes do Concurso surgir já estava com ideias de mudanças para esse canto na minha casa, aí surgiu o concurso me dando mais  motivação para reforma do cantinho. Fiquei muito satisfeito com o resultado”.

De acordo com o Estudante Flávio Benício Gouveia de Sousa de 19 anos que Cursa o 3º Período de Direito, destaca o Concurso LAMBE-LAMBE  foi uma boa ideia pelo fato de conseguir com que os estudantes desviassem um pouco a atenção para a calamidade que estamos vivendo. O aluno ainda acrescenta: “as aulas remotas apesar de precisar de muito foco para se concentrar nos estudos, estão ocupando temporariamente muito bem o lugar das aulas presenciais, com paciência e consertando os erros, vamos passar por esse momento.” O aluno Flávio ficou em 3º lugar e fala sobre o seu cantinho de estudo. “o cantinho de estudo foi criado com simplicidade, somente com equipamentos que uso diariamente para estudar, realizar trabalhos e questão de leitura também.”

O NAP (núcleo de apoio psicopedagógico) foi um dos apoiadores desse processo Seletivo do concurso, o Núcleo viu uma oportunidade de animar os alunos e de dizer que estamos à disposição. Aos alunos, a Professora Eliana destaca um aviso importante “Nessa época de Pandemia, todos de alguma forma perderam algo, nós tivemos alunos que perdeu algum familiar para a Covid-19, vemos professores que perderam de alguma forma um espaço na sua casa, na minha casa o meu quarto por exemplo virou sala de aula. As pessoas perderam contato com seus familiares. Nesse momento de isolamento social, está sendo doloroso para os professores, para a gestão, para os alunos; em razão disso nós do NAP estamos à disposição da comunidade acadêmica para atendê-la.