FACIT promove 3° Simpósio de Especialidades Veterinárias

O evento é voltado para acadêmicos e profissionais da Medicina Veterinária e será realizado de 29 de setembro a 01 de outubro

A FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins realizará do dia 29 de setembro a 01 de outubro o 3º SIMVET – Simpósio de Especialidades Veterinárias, um evento que reúne acadêmicos e profissionais do segmento para debater os temas mais atuais da Medicina Veterinária.

Durante os três dias de evento, diversos profissionais de renome da Medicina Veterinária vão ministrar sete palestras e 11 minicursos. Serão abordados vários assuntos, como manejo e clínica de animais silvestres, talas e bandagens, diagnóstico por imagem em pequenos animais, anestesia em equinos, cirurgia em equinos, nutrição aplicada em confinamento de corte, gerenciamento de propriedades rurais, entre muitos outros.

“Durante o SIMVET, nós unimos os profissionais da Medicina Veterinária de Araguaína para discutir os assuntos mais atuais inerentes à profissão, beneficiando tanto os profissionais já formados como os nossos alunos”, destaca a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da FACIT, dra. Fernanda Luz Alves.

Ciclo de Palestras e Oficinas

Primeiro dia de evento, 29 de setembro, quinta-feira.

Das 08h às 12h e das 14h às 18h: Minicurso “Exame clínico em bovinos”, conduzido pelo médico veterinário Yan Oliveira Lacerda.

Das 08h30 às 10h30: Palestra “Gestão da pecuária: Transformando a fazenda em números”, com o zootecnista Fábio Rezende.

Às 09h: Palestra “Acidentes por animais peçonhentos”, ministrada pela médica veterinária Luciana Coelho Gomes.

Das 14h às 18h: Minicurso “Análise microscópica do ejaculado bovino”, ministrado pela médica veterinária Vanessa de Sousa Rodrigues.

Das 14h às 18h: Minicurso “Manejo e clínica de animais silvestres”, conduzido pela médica veterinária Adriana Genelhú.

Das 16h às 18h: Palestra “Nutrição animal aplicada em confinamento de bovinos de corte”, ministrada pela zootecnista Rhaiza Alves de Oliveira.

Às 18h: Palestra “Saúde única”, com o mestre em medicina veterinária Dr. Bruno Divino Rocha.

Segundo dia de evento, 30 de setembro, sexta-feira.

Das 08h às 12h: Minicurso “Bem-estar animal na pecuária de precisão”, com a zootecnista Dra. Mônica Calixto da Silva.

Às 09h: Minicurso “Método de coleta, armazenamento e envio de amostras para exames laboratoriais”, ministrado pela médica veterinária Priscila de Nazaré Sousa da Silva.

Das 09h às 10h30: Palestra “Atuação do médico veterinário na área comercial”, com a médica veterinária Débora Santana de Sousa.

Das 13h às 17h: Minicurso “Protocolo FAST – Ultrassonografia de emergência em pequenos animais”, conduzido pelo médico veterinário Dr. Bruno Divino Rocha.

Das 17h às 19h: Palestra “Nutrição e alimentação natural em pets”, ministrada pela médica veterinária Nadya Janczur.

Das 19h às 20h30: Palestra “Importância do manejo nutricional para cavalo atleta”, com a zootecnista Izaura Maria Barros.

Das 19h às 21h30: Minicurso “Talas e bandagens em pequenos animais”, conduzido pelo médico veterinário Guilherme Machado Holzlsauer.

Terceiro e último dia de evento, 01 de outubro, sábado.

Das 08h às 11h: Minicurso “A-FAST – Ultrassonografia abdominal no trauma”, com a médica veterinária Laura Pícoli da Silva.

Das 08h30 às 12h: Minicurso “Anestesia em equinos”, ministrado pela médica veterinária “Ana Paula Gering.

Das 08h30 às 12h: Minicurso “Cirurgia em equinos”, conduzido pelo médico veterinário Magno Reis.

Das 14h às 16h: Minicurso “Exame clínico em bovinos”, ministrado pelo médico veterinário Cláudio Henrique Clemente Fernandes.

Como se inscrever

Os interessados em participar do 3° SIMVET podem fazer a inscrição para participar dos minicursos e/ou palestras com representantes da LAES – Liga Acadêmica de Estudos Silvestres. Para acadêmicos de Medicina Veterinária da FACIT, o valor da inscrição para cada palestra é de R$ 20,00; já para cada minicurso é de R$ 35,00.

Para alunos de outras instituições, o valor da inscrição para cada palestra é de R$ 30,00 e para cada minicurso, R$ 50,00. As vagas são limitadas e seguem até o dia 28/09.