FACIT promove 17ª Edição do Projeto Plantar e Cuidar

Projeto Plantar e Cuidar
Getting your Trinity Audio player ready...

Ação sustentável que planta mudas há mais de 10 anos.

A FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins realizou no dia 18 de março, a 17ª edição do Projeto Plantar e Cuidar. O projeto faz parte de uma iniciativa sustentável e social que promove a integração dos calouros dos cursos de Medicina Veterinária, Direito, Enfermagem, Odontologia e Radiologia.

O projeto já fez o plantio de mais de dez mil mudas. A ação faz parte do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional da FACIT, que objetiva realizar um trabalho permanente em defesa da natureza.

A importância de plantar mudas no Tocantins

Plantar mudas de plantas é extremamente importante para o meio ambiente em todo o mundo, incluindo o Tocantins. Existem várias razões pelas quais isso é verdade.

Em primeiro lugar, as árvores e outras plantas ajudam a purificar o ar, absorvendo dióxido de carbono e outros poluentes. Isso é especialmente importante nas áreas urbanas, onde a poluição do ar pode ser um problema significativo.

Além disso, as plantas ajudam a controlar a erosão do solo, reduzindo a quantidade de sedimentos que entram nos rios e córregos. Isso é importante para manter a qualidade da água e evitar problemas como enchentes.

As plantas também fornecem abrigo e alimento para uma variedade de animais selvagens, incluindo pássaros, insetos e mamíferos. Isso ajuda a manter a biodiversidade em equilíbrio e a manter os ecossistemas saudáveis.

No Tocantins, especificamente, a plantação de mudas de plantas nativas pode ajudar a restaurar áreas degradadas e a aumentar a cobertura vegetal, protegendo assim a biodiversidade e os recursos hídricos da região.

Observar o crescimento durante a formação acadêmica.

“Ao plantar sua própria árvore, os acadêmicos podem acompanhar seu crescimento durante o período em que estiverem estudando na FACIT, assim podem conferir de perto que o simples ato de plantar uma muda é duradouro e pode afetar o meio ambiente que os cerca”, destaca Maria das Graças Rodrigues, coordenadora de projeto de extensão da FACIT.

Além disso, plantar mudas de plantas é uma forma importante de proteger o meio ambiente e combater as mudanças climáticas, além de beneficiar a biodiversidade e a qualidade de vida das pessoas.

Palestra sobre o futuro do sistema hídrico e de esgoto de Araguaína

O palestrante Aníbal de Sousa Neto, biólogo ambiental, falou com os alunos acerca do PMAE- Plano Municipal de Água e Esgoto de Araguaína.

Ele explicou que o PMAE um documento elaborado pelo município de Araguaína, no estado do Tocantins, com o objetivo de orientar as ações e investimentos relacionados à prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade.

O PMAE tem como base a Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, e é elaborado de acordo com as peculiaridades do município, considerando aspectos como as características socioeconômicas, ambientais e geográficas da região.

É um instrumento fundamental para garantir a sustentabilidade dos serviços de saneamento básico em Araguaína, assegurando a disponibilidade de água de qualidade para a população, a proteção dos recursos hídricos e a preservação do meio ambiente.

Uma manhã de companheirismo e aprendizado

Acadêmicos e colaboradores da FACIT puderam desfrutar de uma manhã repleta de sorrisos enquanto cultivam as 60 mudas na Prainha da Via Lago. Certamente foi um momento único e especial que ficará na memória de todos que puderam participar.

Imagens registradas no local:

Foto do Projeto Plantar E cuidar

Compartilhe esta postagem »»

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Eu concordo em receber outras comunicações da FACIT. Para fornecer o conteúdo solicitado, precisamos armazenar e processar seus dados pessoais. Se você consentir com o armazenamento dos seus dados pessoais para essa finalidade. Eu concordo em permitir que a FACIT armazene e processe meus dados pessoais. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.