FACIT participa do lançamento do Programa Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Durante a solenidade, realizada no Palácio Araguaia, em Palmas, a coordenadora de inovação, Rafaella Kalil, representou a Instituição

A FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins é reconhecida no estado como uma instituição que fomenta a ciência, pesquisa, tecnologia e inovação. Por isso, foi convidada pela FAPT – Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins para participar do lançamento do Programa Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento foi realizado no dia 10 de março, no Palácio do Araguaia, em Palmas. Representando a Instituição, esteve presente a coordenadora de inovação, professora Rafaella Kalil.

Durante a cerimônia, o Governo do Estado do Tocantins apresentou uma série de pacotes de ação que tem o objetivo de favorecer o desenvolvimento de projetos pelo FAPT. Também houve a apresentação do Projeto do Parque Tecnológico do Tocantins.

“Pude contemplar vários projetos que estão sendo destravados, a prestação de contas das atividades da FAPT e o anúncio do pré-edital do Programa Centelha, que irá repassar recursos financeiros para fomento de projetos inovadores e de empreendedorismo acadêmico. Nossos alunos, que já estão criando soluções, poderão concorrer e, quem sabe, ser selecionados para receber fomento”, destaca a coordenadora.

A FACIT desempenha um importante papel em favor da tecnologia. No início de 2021, criou o FACITLab, um espaço de inovação tecnológica e empreendedorismo. O ambiente é aberto para acadêmicos, professores e colaboradores da faculdade.

“Todos podem participar, interagir, promover e compartilhar conhecimento. O FACITLab é um lugar de conexão, trocas e crescimento. Compartilhamos e incentivamos a inovação. Acolhemos as mais diversas ideias e pontos de vista dos estudantes para transformá-las em soluções inovadoras e resolver uma dor ou problema real, ainda que em uma versão enxuta e minimamente viável”, finaliza Kalil.