FACIT organiza despedida surpresa para aluno que fará intercâmbio em Portugal

Jovem estudará por seis meses na Universidade Lusófona do Porto

A noite de 8 de fevereiro foi emocionante e serviu como ponto de partida para mais uma etapa na vida do André Barreira de Lima, acadêmico do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas – ADS, da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT-TO e selecionado para um intercâmbio de seis meses na Universidade Lusófona do Porto, em Portugal.

Colegas de turma, curso, professores e direção da faculdade fizeram uma festa de despedida para André. “Fiquei muito surpreso com tudo, não sabia que eles fariam algo assim por mim, só tenho que agradecer a todos”, disse o novo intercambista.

Planejamento que dá certo

A diretora da FACIT, Dra. Ângela Maria da Silva, explicou que o intercâmbio representa o cumprimento do planejamento e inovação dentro da instituição. “Nós sentimos uma alegria muito grande em ver que os projetos que a FACIT tem colocado no papel tem saído de forma bem efetiva e de modo rápido”, disse.

Visão essa endossada pelo coordenador do curso de ADS, professor Jairo Lyra. “Esse intercâmbio demonstra que de fato o PDI da instituição está sendo cumprido e que estamos dando um salto gigantesco no progresso e desenvolvimento tecnológico científico da pesquisa e da integração dentro da comunidade acadêmica”, destacou o coordenador.

Beber de novas fontes

Seus companheiros de sala de aula também estão na expectativa pela volta do estudante. “O André vai trazer consigo o conhecimento que irá obter em Portugal, um novo costume, relatos sobre novas pessoas, novidades internacionais sobre a computação, algo muito importante para nós”, afirmou o acadêmico Felipe Costa, do 2º período de ADS.

O intercâmbio

A FACIT-TO criou o Núcleo de Apoio à Internacionalização (NAI), que tem como objetivo oportunizar a alunos e professores da instituição o contato acadêmico com universidades dos Estados Unidos, Bolívia, Portugal e do Brasil. André foi o primeiro acadêmico a se inscrever nos programas de intercâmbio e ser selecionados após atender os critérios exigidos. Com saída marcada em Palmas no dia 15, a previsão é o acadêmico chegue na cidade do Porto, em Portugal, na tarde do dia 16.