FACIT MARCA PRESENÇA EM MISSÃO TÉCNICA EM RECIFE-PE

A Faculdade de Ciências do Tocantins- FACIT-TO marcou presença em mais uma edição do Café com Academia. O evento que teve a parceria do Sebrae com as instituições de ensino superior. A visita técnica foi ao Porto Digital de Recife-PE. O Parque Tecnológico do Recife tem quase vinte anos de fundação. Foi instalado no ano de 2000 na capital pernambucana. A intenção do projeto é trazer para o Tocantins um trabalho semelhante que oferece suporte para empresas que trabalham com a inovação em vários setores da economia.

A FACIT foi representada pelo coordenador do curso de Administração, Marcelo Molina que destacou a busca pela inovação como elemento fundamental na preparação dos alunos para o mercado de trabalho e no fortalecimento da própria instituição. “A academia é parte necessária de um ecossistema de inovação. A FACIT ganha por dar experiência para os seus alunos. A gente abre um ecossistema que os alunos podem experimentar e tentar inovar. Enquanto ele está dentro da academia, é um ambiente propício pra ele tentar e errar e aprimorar as técnicas deles”, disse Molina.

A parte de Networking, ou seja, o fortalecimento da rede de contatos com grandes empresas, outras instituições e o governo também foi destaque durante o Café Com Ciência. O encontro também tem ganhando a atenção em todo o Brasil por oferecer ainda um melhor entendimento das demandas de mercado. “A gente começa a analisar as demandas da economia que podem virar uma oportunidade na FACIT. Algo que possa virar um curso de graduação, de pós-graduação, um curso de extensão. Pode estimular a sociedade a procurar cursos que a FACIT já tem. Tudo que está dentro da universidade precisa ser uma inovação, um conhecimento de ponta”, finalizou.

Sobre o Porto de Recife

O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil e é um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco. Localizado no Recife, sua atuação se dá nos eixos de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), com ênfase nos segmentos de games, cine-vídeo-animação, música, fotografia e design. Desde 2015 o Porto Digital também passou a atuar no setor de tecnologias urbanas como área estratégica.

Reconhecido por sua territorialidade singular entre parques tecnológicos, o Porto Digital é um parque urbano instalado no centro histórico do Bairro do Recife e nos bairro de Santo Amaro, Santo Antônio e São José, totalizando uma área de 171 hectares. A região, antes degradada e de pouca importância para a economia local, vem sendo requalificada de forma acelerada em termos urbanísticos, imobiliários e de recuperação do patrimônio histórico edificado desde a fundação do parque, em 2000. Desde a fundação do Porto Digital, já foram restaurados mais de 84 mil metros quadrados de imóveis históricos em toda a extensão territorial do parque tecnológico.

O Porto Digital é fruto e referência nacional de uma ação coordenada entre governo, academia e empresas, conhecido como modelo “Triple Helix”. Essa iniciativa propiciou o ambiente necessário para fazer com que o Porto Digital se transformasse num dos principais ambientes de inovação do País. Atualmente, o Porto Digital abriga 300 empresas, organizações de fomento e órgãos de Governo e cerca de 9.000 trabalhadores. Desde o final de 2014, o parque também opera nas cidades de Caruaru, localizada no Agreste Estado. O Porto Digital foi considerado pela Associação Nacional de Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em 2007, 2011 e 2015, o melhor parque tecnológico do Brasil.

(fonte: http://www.portodigital.org/parque/o-que-e-o-porto-digital)

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO FACI