FACIT investe na qualificação profissional do corpo docente

Os professores da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT são sempre estimulados a buscar a qualificação profissional para oferecer metodologias de ensino diferenciadas para os alunos. Por isso, todo semestre, a faculdade promove palestras e treinamentos visando a calibração e alinhamento dos instrumentos profissionais.

Com temas voltados para o fortalecimento das diretrizes de ensino e regimento interno, a capacitação docente referente ao semestre 2017/2 aconteceu entre os dias 20 e 23 de junho e trouxe conteúdos atualizados para preparar os docentes para a diversidade de públicos abraçados pela FACIT.

No próximo semestre letivo, a instituição passará a receber alunos indígenas, fruto de um programa especial de cotas criado para oportunizar o ensino superior às etnias da região norte do Tocantins.

Segundo a diretora geral da FACIT, Ângela Maria Silva, a vinda dos indígenas é muito esperada. “Estamos preparados para receber esses alunos respeitando a sua etnia e cultura, tanto no processo de avaliação, como nas relações interpessoais”, destacou a diretora.

Professor convidado

Docente na área de Letras e Linguística na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Prof. Dr. Francisco Edwirges Albuquerque foi convidado para falar sobre o tema “Cultura Indígena no Ensino Superior”.

Abordando a inclusão e o sistema de cotas para alunos indígenas na universidade, Francisco destacou a importância do respeito na instituição. “Compartilhar as experiências de sucesso da UFT no tratamento dos povos indígenas fará com que a FACIT possa ampliar suas políticas para a inclusão de novas culturas dentro da faculdade”, explicou.

Comprometimento da instituição

Para o professor Lucyano Campos Martins, o comprometimento da FACIT com o aprimoramento de seus professores mostra o quanto a instituição está empenhada em oferecer educação de qualidade para seus acadêmicos.

“Todos os temas abordados só engrandecem de forma pedagógica o processo educacional, fomentando o conhecimento em várias áreas e convidando os professores a conhecerem novos métodos de ensino”, afirmou Lucyano.

Ciclo de Palestras

A psicóloga Dra. Thelma Pontes Borges palestrou o tema “Ética nas relações de trabalho”, assunto de importância vital dentro de uma instituição de ensino. Para abordar o tema “Plágio e consequências judiciais”, o advogado e professor da FACIT, Dr. José Hobaldo, tratou das implicações legais da cópia de trabalhos acadêmicos.

Já no último dia, o professor Jairo Roberto Mendonça Lyra destacou a importância do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o ENADE, com atividades dinâmicas como oficinas de elaboração das provas do exame.

Ciclo de Palestras

“É fundamental que todos estejam sempre alinhados com os índices de qualidade que o Inep/MEC atribui para as instituições de ensino superior e a importância que o ENADE tem para compor um dos insumos para gerar o Conceito Preliminar do Curso (CPC)”, pontuou o professor.