Facit investe em formação pedagógica voltada para Educação 5.0

21 de janeiro de 2021

Professores e coordenadores da faculdade participam da capacitação que destaca a importância da transformação da Educação em instituições de ensino superior no Brasil e no mundo

O desafio da Educação: utilizar a tecnologia como aliada do ser humano, sendo a base da formação de novos profissionais. A maioria das instituições de ensino superior tem se perguntado cada vez mais sobre como investir em melhorias no ensino e aprendizagem. A Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit) vem saindo na frente buscando continuamente qualificar seus colaboradores na Educação 5.0.

Nesta semana, professores e coordenadores estão participando da Semana de Capacitação Pedagógica 2021/1, com uma formação pedagógica que aborda vários assuntos, sendo que o principal é a Educação Digital, a Educação 5.0. A capacitação finaliza na próxima terça-feira, 26; e está sendo realizada no Campus I da Facit, localizado na Av. José de Brito, Setor Anhanguera.

Educação x Tecnologia

“Como eu uso a tecnologia em favor do próximo, a favor do desenvolvimento das pessoas e dos negócios. Isso é o grande diferencial hoje”, afirma o empresário e palestrante Rodrigo Boyer, que fez a abertura da formação pedagógica.

Boyer destaca que a formação técnica, por si só, já não supre o que as empresas precisam hoje para desenvolver e para vencer no mundo globalizado. “Eu preciso me diferenciar como eu uso a tecnologia para produzir os bens e os serviços. Esse é o desafio da educação moderna hoje. E é isso que a gente tem praticado no dia a dia da Facit”, declarou.

De acordo com o palestrante, o segredo é o híbrido: é humanizar a tecnologia. “A tecnologia não veio para substituir os humanos; a tecnologia veio para auxiliar os humanos a fazer mais e melhor nas atividades que ele tem que fazer”, completou.

Facit acompanha Educação 5.0

Boyer ressalta que a Faculdade Facit está acompanhando a transformação da Educação, se adaptando às novas tecnologias e investindo no ensino e aprendizagem diferenciados.

“Se você está procurando colocação no mercado, diferencial competitivos, busca sucesso na sua carreira, a primeira coisa é selecionar adequadamente qual é a instituição que vai te ajudar nesse projeto”, explica.

“A instituição que te ajuda nesse projeto é aquela mais moderna, mais inovadora e mais atenta ao que você de fato precisa para o seu futuro emprego. Nós (Facit) estamos aqui de portas abertas justamente porque esse é o trabalho que a gente faz diariamente”, concluiu.

A diretora geral da Facit, Ângela M. Silva, destacou o investimento da instituição aliando a tecnologia com o material humano. “Investir cada vez mais tanto em tecnologia, como também na qualificação dos nossos professores e coordenadores. Principalmente neste período em que estamos passando, enfrentando a Covid-19”, afirmou.

O que é Educação 5.0?

A Educação 5.0 não faz a separação entre o desenvolvimento socioemocional e o vasto mundo da tecnologia. Afinal, não basta só receber uma enxurrada de informações os alunos precisam saber fazer a gestão delas para transformá-las em conhecimento. Conseguir a união dos mundos físico e digital ainda é um desafio para a educação. A chave desse processo é saber como eles podem se complementar e se conectar.

Compartilhar