|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os acadêmicos do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT) iniciaram mais uma fase de estágio em parceria com o Núcleo de Educação Permanente do Hospital Regional de Araguaína (HRA). A ação marcou o início do processo de ambientação para os estágios em Odontologia Hospitalar, etapa fundamental da formação acadêmica. A ação realizada pela FACIT já se tornou referência no ensino acadêmico como a única faculdade da região com este modelo de trabalho.
Durante o treinamento, os estudantes foram orientados sobre a rotina hospitalar, a importância da atuação multiprofissional e a integração do cirurgião-dentista nas equipes de saúde que atendem casos complexos. A vivência proporciona aos futuros profissionais uma experiência que vai além do ambiente ambulatorial e da prática clínica convencional, ampliando sua visão sobre o papel do dentista no cuidado integral ao paciente.
De acordo com o coordenador do curso de Odontologia da FACIT, professor João Nivaldo Pereira Gois, o estágio hospitalar é indispensável para a formação do cirurgião-dentista. “O aluno passa a ter acesso a situações clínicas complexas e a compreender a Odontologia como parte integrante da saúde geral. Além disso, a vivência hospitalar estimula valores como empatia, responsabilidade social e sensibilidade ética, fundamentais para a atuação profissional”, destacou.
Com essa experiência, os acadêmicos têm a oportunidade de desenvolver não apenas competências técnicas, mas também uma formação humanística e interdisciplinar, fortalecendo a visão de que a Odontologia é essencial para a saúde integral do ser humano.


