Getting your Trinity Audio player ready... |
Um trabalho que faz parte do DNA da faculdade de Ciências do Tocantins e do colégio Imperium. Com uma visão compartilhada de construir uma sociedade próspera, baseada no amor, no respeito e na felicidade, as duas instituições uniram forças em uma ação educativa e afetiva durante o Abril Laranja, mês dedicado à conscientização contra os maus tratos de animais.
O projeto teve início com uma palestra ministrada pelo presidente da Associação Protetora dos Animais de Araguaína e vereador, Diego da Appa aos acadêmicos do primeiro período do curso de Medicina Veterinária, dentro da disciplina Labvida 1.1, sob orientação da professora Samara Noleto. “Durante todo o mês trabalhamos essa temática com os alunos dos primeiros períodos. A presença da Appa foi fundamental para aproximá-los da realidade local e fortalecer esse senso de responsabilidade que a Medicina Veterinária exige”, destacou a docente.
Como desdobramento dessa vivência, os acadêmicos levaram a mensagem para as crianças do Colégio Imperium, desenvolvendo uma atividade lúdica e interativa em dois turnos com turmas que iam desde o maternal até o primeiro ano do ensino fundamental. A coordenadora do Colégio Imperium, Taina Figueiredo destacou a ação. “Acreditamos que ações como essa ajudam a construir desde cedo nos nossos alunos o senso de responsabilidade e respeito aos seres vivos. Quando o cuidado começa na infância, ele se reflete em toda a sociedade”, afirmou.
Danças, histórias, fantoches, pintura facial e brincadeiras marcaram o dia, reforçando com leveza e alegria a mensagem de que cuidar dos animais também é parte do nosso compromisso com uma sociedade mais justa e empática. A ação também gerou reconhecimento e emoção entre os familiares das crianças participantes. Ana Lúcia, mãe de aluna do Colégio Imperium, expressou a alegria ao acompanhar os registros da atividade: “Acabei de receber os vídeos e fotos da minha filha. Está amando. Fiquei encantada com essa ação. Parabéns!”, disse.