FACIT é a primeira faculdade do TO a se tornar membro da Associação Brasileira de Educação Internacional

No mês de abril, as diretoras da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT, Ângela Maria Silva e Carollyne Mota Tiago, participaram da Conferência 2017 da Associação Brasileira de Educação Internacional – FAUBAI, importante entidade de congregação de instituições de ensino superior do mundo todo. O evento aconteceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

O objetivo do evento é, primeiramente, promover o intercâmbio entre as instituições. “Cada faculdade ou universidade levou materiais e apresentações sobre suas atividades para se apresentar às demais instituições. É neste momento que mantemos contatos importantes com as outras faculdades”, contou a vice-diretora da FACIT, Drª. Carollyne.

O congresso também discutiu questões sobre o engajamento social e a inovação na internacionalização do ensino superior.

Primeira do Tocantins

No primeiro dia da conferência, aconteceu a plenária dos associados, momento em que as novas instituições associadas são apresentadas aos membros mais antigos. “A FACIT foi aceita na associação e agora nós temos as portas abertas em outras instituições. Somos os primeiros no Tocantins a se associar à FAUBAI”, destacou Drª. Carollyne.

“Nós mostramos a FACIT para o mundo e queremos agregar novos conhecimentos na formação, tanto dos alunos, quanto dos professores. Ambos participam dos intercâmbios”, acrescentou a diretora geral da FACIT, Drª. Ângela.

Ganhos mútuos

Por meio do contato entre as instituições, a FAUBAI almeja fortalecer a educação, a diversidade cultural, respeito e o conhecimento de novos métodos de ensino adequados à realidade de cada região ou país.

Drª. Ângela salientou que um dos vieses mais interessantes da associação à FAUBAI é também o fortalecimento das pesquisas entre as instituições. “Às vezes acontece de duas faculdades estarem fazendo a mesma pesquisa, mas com metodologias diferentes, daí é muito válido comparar os resultados”, disse.

A partir da filiação à FAUBAI, a FACIT trabalhará pela ampliação do pensamento ao ter à disposição inúmeras oportunidades de parcerias como pesquisas conjuntas, mobilidade de acadêmicos e docentes, intercâmbio de línguas e avaliação de culturas.

“Queremos fortalecer a educação no âmbito internacional”, finalizou Drª. Carollyne.

FAUBAI

A associação foi criada em 1988 e hoje conta 250 associados, atuando na internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras.