Facit anuncia plano de contingência contra o novo coronavírus

A Faculdade de Ciências do Tocantins-FACIT se sente responsável em garantir a circulação de informações de forma rápida e tecnicamente correta e educativa, e com o avanço do Coronavírus, as nossas unidades, Facit I e II, vão ampliar as medidas de segurança visando à saúde dos nossos alunos e colaboradores e também para ajudar a conter a proliferação do vírus COVID-19.

Por enquanto, estão suspensas as aulas dos cursos da Graduação, de 17 a 20 de março de 2020.Os demais níveis de ensino, Técnicos e Pós-Graduação, permanecem em aula normalmente, em aguardo de alguma nova alteração e ou orientação, atualizadas nos meios de comunicação da Facit.

MEDIDAS QUE VOCÊ DEVE ADOTAR EM SUA ROTINA DE TRABALHO

Cubra boca e nariz ao tossir e espirrar com lenço descartável que deve ser jogado fora imediatamente ou, na ausência desse, com seu antebraço;

Lave as mãos sempre antes das refeições; antes e após usar o banheiro; e após tosse ou espirros. O álcool gel pode substituir a lavagem de mãos;

Não compartilhe copos, canudos, talheres, batons, cremes e outros materiais de uso pessoal.

CUIDADOS QUANDO ESTIVER EM SALA DE AULA

Se você estiver com alguma doença respiratória aguda, evite comparecer às salas de aulas nas primeiras 24 horas;

Ao chegar à sala de aula, verifique a limpeza dos objetos de uso comum, podendo utilizar a solução de limpeza disponibilizada na unidade;

Se for possível, mantenha o ambiente da sala de aula arejado, evitando ligar o ar-condicionado.

CUIDADOS EM SUA MESA DE TRABALHO

Ao chegar ao trabalho, busque higienizar sua mesa com a solução de limpeza disponibilizada em sua unidade;

Limpe o mouse, o teclado, a sua própria mesa e os objetos de uso constante.

PROFESSOR, CONVERSE COM OS ALUNOS SOBRE O COVID-19

Converse com os alunos sobre a importância de lavar bem as mãos para evitar a transmissão de doenças infecciosas;

Mantenha a atenção aos alunos que apresentarem sintomas da doença, para que você possa orientá-los a procurar atendimento médico;

Não espalhe pânico entre os seus alunos. Eles devem compreender que este é um movimento para evitar a proliferação do vírus, e não um alerta de perigo.

COMO PREVENIR O VÍRUS COVID-19?

Lave sempre as mãos com água e sabão, pelo menos por 20 segundos;

O álcool em gel pode substituir a lavagem com água e sabão, desde que utilizada a mesma técnica: por 20 segundos e lavando todas as partes até o pulso;

Ao tossir usar um lenço de papel e depois descartá-lo no lixo. Nunca deixe a boca descoberta. Se não tiver um lenço por perto cubra a boca com o cotovelo;

Evite contato direto com muitas pessoas, após os contatos, lave as mãos;

Evite tocar olhos, nariz e boca, principalmente após contato com outras pessoas.