Alunos do Objetivo vivenciam práticas acadêmicas em um tour pela FACIT

Para a maioria dos estudantes, é no ensino médio que se decide qual carreira seguir para toda a vida. Esse período de transição entre a adolescência e a fase adulta é cheio de dúvidas, principalmente quando se fala em escolher em qual curso embarcar. Por isso, a FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins recebeu alunos do Colégio Objetivo para um tour pela instituição, mostrando estrutura e cursos.

“Nós, da FACIT, abrimos as portas para receber os estudantes do ensino médio do Colégio Educandário Objetivo para que eles pudessem explorar os ambientes da faculdade, conhecer um pouco da nossa pedagogia, das nossas práticas, e despertar o interesse e aptidão de profissões na vida deles”, explica a coordenadora dos Projetos de Extensão, Maria das Graças Rodrigues.

A visita começou no auditório, com a recepção aos alunos, a exibição do vídeo institucional da faculdade, uma conversa com o coordenador do curso de Direito, professor Dr. Maicon Rodrigo Tauchert, além de uma apresentação em slides do Júri Simulado da FACIT, conduzido pela professora Dra. Bruna de Paula.

O tour foi extenso. Os estudantes visitaram o Laboratório de Imaginologia, a Clínica Odontológica, o Laboratório Multifuncional, o Laboratório de Citologia, o Laboratório de Anatomia, o Laboratório de Parasitologia, o Hospital Realístico, o Hospital Veterinário e a Fazendinha da FACIT.

A aluna Ana Paula Saraiva já sabe qual carreira seguir no futuro. Para ela, a visita à FACIT foi uma experiência nova e cheia de descobertas.

“Estamos em um período de indecisão. Então, a visita foi muito interessante para quem já tem interesse nos cursos que a FACIT oferece. Eu quero estudar Medicina Veterinária. Então, essa foi numa visita muito interessante. Adorei os métodos de ensino e aprendizado, achei a estrutura da faculdade muito tecnológica, as salas são bem amplas, tudo muito limpo, coordenadores muito educados. Adorei toda a visita, foi incrível”, pontua Ana.

Em cada sala visitada, havia muita curiosidade, perguntas e respostas. A garotada viu pela lente do microscópio como um parasita pode ficar gigante, conheceu o corpo humano por meio dos bonecos realísticos, viu de perto como é um hospital, mesmo que simulado, pôde conferir esqueletos de animais e, por fim, viu de perto um cavalo de verdade.

“É nas visitas de campo que a gente consegue conhecer o mundo bem mais do que dentro da escola, só estudando aquilo. Então, eu gostei bastante da FACIT. É tudo muito tecnológico e diferente, é uma realidade que nós, do ensino médio, não conhecemos direito e que me animou muito”, finaliza a estudante Maria Clara Davi.