Excelência acadêmica: FACIT realiza Autoavaliação Institucional

Estudantes da graduação, professores, alunos da pós-graduação e colaboradores técnico-administrativos terão até 31 de outubro para preencher a questionário

Com o objetivo de assegurar a busca contínua pela excelência no ensino e para garantir uma gestão eficiente e democrática, a FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins realiza até o dia 31 de outubro a Autoavaliação Institucional.

Realizada anualmente pela FACIT, por meio da CPA – Comissão Própria de Avaliação, desde 2012, a ferramenta direciona o planejamento e a gestão institucional, além de servir como instrumento de acompanhamento contínuo do desempenho acadêmico e do processo sistemático de informações à sociedade.

“Nós valorizamos muito tudo o que alunos e colaboradores têm a dizer sobre a FACIT. Cada contribuição é muito importante para que melhoremos nossos serviços e a qualidade de ensino. Por isso que a Autoavaliação Institucional é imprescindível para ajudar a nossa faculdade a crescer ainda mais. Por esse motivo, convocamos todos os alunos, colaboradores e professores a participarem da autoavaliação. O resultado apontará progressos, evoluções e pontos de melhoria em vários aspectos da instituição”, explicou a doutora Carollyne Mota, diretora-geral da FACIT.

Como funciona?

O processo de Autoavaliação Institucional fornece resultados importantes para a melhoria da gestão acadêmica, da infraestrutura, do corpo docente e do alunado. Dessa forma, é necessária a participação de todos.

Os estudantes da graduação, professores, alunos da pós-graduação e colaboradores técnico-administrativos terão até 31 de outubro para preencher a avaliação.

Para cada grupo, há uma forma diferente de responder à autoavaliação. Alunos da graduação e professores deverão responder ao questionário disponível no Portal Online. Já os colaboradores do setor técnico-administrativo podem acessar o conteúdo através do formulário do Google Forms. Os estudantes das especializações devem preencher o questionário impresso.

“Utilizamos os resultados colhidos no questionário de Autoavaliação Institucional para melhorar os pontos fortes e solucionar pontos que necessitem de melhoria, promovendo um ambiente acadêmico de excelência. Também é por meio desse instrumento que norteamos os eixos institucionais de planejamento, avaliação, desenvolvimento, bem como melhorias da estrutura física e políticas acadêmicas e de gestão”, afirma Maria das Graças, coordenadora da CPA.

Resultados de 2021

Na avaliação realizada em 2021, no eixo de Planejamento e Avaliação Institucional, consta que a FACIT atua com transparência. Apenas 16% dos estudantes afirmaram desconhecer a divulgação do resultado.

Para melhorar ainda mais esse indicador, a equipe de comunicação da instituição de ensino implementará canais para divulgação dos resultados deste ano.

Já no eixo de Desenvolvimento Institucional, 77% dos colaboradores do corpo técnico-administrativo apontaram como uma potencialidade que a FACIT aborda com clareza a Missão, Visão e Valores. Para 80% dos que responderam ao questionário, houve evolução nesse aspecto da instituição. Para eles, a faculdade tem contribuído pouco para a inclusão de pessoas com deficiência. Já está no plano de melhorias a busca de parceria para divulgar os projetos voltados para o público com deficiência.

Na área de Políticas Acadêmicas, 36% dos estudantes afirmaram que a metodologia utilizada pelos professores é excelente. Das fragilidades apontadas pelos alunos, 11% afirmaram desconhecer a existência de uma Capelania na FACIT e 9% desconheciam que a FACIT oferece apoio psicopedagógico.

Em Políticas de Gestão, 66% dos acadêmicos acreditam que as ações direcionadas à aplicação de recursos para programas de ensino, pesquisa e extensão realizadas pela FACIT são feitas de forma excelente. Sobre os critérios para seleção, contratação e aperfeiçoamento do corpo docente e técnico-administrativo, 18% afirmam ser insuficientes.

No último eixo de avaliação, o de Estrutura Física, 41% dos estudantes de graduação afirmaram que as instalações da biblioteca são excelentes.  Para 64% dos docentes, 42,5% do corpo técnico-administrativo e 34% dos discentes, os serviços prestados pela lanchonete são insuficientes. Para corrigir essa fragilidade, a CPA buscará junto à gestão da FACIT formas de melhorar o serviço prestado pela lanchonete.