Ex-acadêmica de Odontologia da Facit é exemplo de profissional no Pará

Formada na primeira turma, Sarah Gisele de Vasconcelos, promove ações sociais de prevenção e saúde bucal em comunidade de Palestina do Pará, além de desenvolver um projeto nas escolas municipais e zona rural da cidade

A cirurgiã dentista Sarah Gisele Leite, 28 anos, é uma mulher de fibra que realiza seus sonhos. Formada na primeira turma de Odontologia da Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT), em 2017, atualmente atua na Atenção Básica no município de Palestina do Pará (PA), desenvolvendo projetos voltados para a comunidade local na área da saúde bucal.

Também criou uma Liga Estudantil, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com a participação de voluntários, com o objetivo de promover Educação em Saúde Bucal nas escolas municipais.

Projeto ART

Assim que se formou, Sarah foi trabalhar no município paraense, atuando na rede particular e também no Sistema Único de Saúde (SUS). Na rede pública de saúde, a profissional trabalha como dentista da Unidade Básica de Saúde da Família em atendimento à comunidade.

Desenvolve ainda no SUS, o projeto ART – Técnica de Restauração Atraumática nas escolas municipais e na zona rural da cidade, levando para crianças e adolescentes Educação em Saúde. “É um momento mágico, onde ensino para as crianças de uma forma fácil e elas retribuem com um sorriso lindo no rosto, mostrando que entenderam a importância da saúde bucal para elas. Isto não tem preço”, conta emocionada.

Liga Estudantil

Mais outro projeto que promove na cidade é a Liga Estudantil de Saúde Pública, criada em parceria com a Secretaria de Educação do município paraense. “Os alunos me ajudam nas ações sociais e desenvolvem materiais didáticos para o ensino da saúde bucal na comunidade totalmente voluntários”, conta.

Sarah explica que devido a este período de pandemia, todas essas atividades estão suspensas, mas garante que quando tudo isso passar, os projetos terão continuidade.

Investir na profissão

Além do trabalho na cidade paraense, Sarah está fazendo Mestrado em Cirurgia e Pesquisa Experimental (CIPE) na Universidade Estadual do Pará (UEPA), que será finalizado neste ano de 2021.

A profissional ainda fez cursos de Atualizações, de Cirurgia Oral Menor e Harmonização Orofacial. “Pretendo iniciar em 2022 a Especialização em Implantodontia. Manter a minha carreira acadêmica e clínica”, finalizou Sarah.

(Fotos tiradas em 2019, antes da pandemia)