Evento acadêmico de Odontologia da FACIT lotou o auditório da instituição

O auditório da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT, Campus II, foi palco de um show de conhecimento com o Evento Acadêmico de Odontologia, que reuniu palestras sobre temas atuais e uma oficina para elaboração de citações e referências, no último dia 20.

Acadêmicos de todos os períodos do curso acompanharam as palestras “Desmistificando a terapêutica em Odontologia: uma abordagem contemporânea”, com o professor Leandro Silva da Conceição; “Clareamento Dental: uma abordagem baseada em evidências”, com o professor Danilo Flamini Oliveira; e a oficina para elaboração de citações e referências, ministrada pela professora Amanda Rocha Mortoza.

Foco no conhecimento

O evento cumpre o que é acertado nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos, que é quando as instituições criam mecanismos de aproveitamento de conhecimento adquirido pelo estudante por meio de práticas.

Segundo a coordenadora do curso, professora Dra. Tatiana Ramirez Cunha, as atividades escolhidas incentivam os acadêmicos a ingressar na pesquisa e aumentar a fome por conhecimento. “O evento também trouxe para os alunos a possibilidade de eles conseguirem conhecimento em um dia não letivo, que vale horas de atividades complementares, necessário para a conclusão do curso”, explicou a coordenadora.

Conteúdos

“Desmistificando a terapêutica em odontologia: uma abordagem contemporânea” tratou de forma prática e dinâmica o controle da dor e infecções dentro da Odontologia falando sobre analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos, valendo-se do entendimento fácil e atual da terapêutica na parte da prescrição e de como e quando utilizados.

“Os alunos vão ficar cada vez mais atualizados e capacitados para a hora de uma prevenção no consultório ou dentro mesmo da clínica odontológica da instituição”, destacou o palestrante, professor Leandro Silva.

Na segunda palestra, com o professor Danilo Flamini, o tema “Clareamento Dental: uma abordagem baseada em evidências” abordou as indicações, contraindicações e técnicas de clareamento, tanto para dentes com vitalidade pulpar como para os sem vitalidade pulpar.

“Trouxe para os alunos o que há de novidade relacionada ao clareamento dental e desmistificamos algumas lendas que existem em relação a esse tema”, pontuou o professor.

Saldo positivo

Graças à riqueza de detalhes, a acadêmica do 6° período, Gabriela Santos, aprendeu mais sobre os assuntos. “Tudo o que foi passado será de fundamental importância na nossa vida acadêmica e profissional, no dia a dia do nosso consultório”, disse.

Já para Gustavo Andrade, do 2° período, ter conhecimento sobre assuntos de períodos avançados vão ajudar a prepará-lo para os próximos semestres. “Achei bem interessante todo o conteúdo, principalmente quando o professor falou sobre a prescrição de medicamentos para a dor. Todo o conhecimento que puder adquirir e ir acumulando, vai ajudar no meu futuro profissional”, explicou.