Getting your Trinity Audio player ready... |
Concentração e controle fazem parte dos principais atributos para quem deseja participar desse tipo de competição
Aluna do 3º período do curso de Medicina Veterinária da FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins, Lavinia Langer, 18 anos, está participando de uma das maiores provas de montaria do Norte do país: a 2ª prova Heart Horse.
O evento acontece nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro no Parque de Exposições de Araguaína.
Prova dos três tambores
A prova dos três tambores é uma modalidade que exige velocidade e coordenação motora excepcional por parte do cavaleiro ou da amazona. A competição consiste em contornar três tambores, dispostos na forma de triângulo, no menor tempo possível.
Além de contornar os tambores com perfeição, é fundamental que o competidor fique atento ao tempo. O vencedor é aquele que conseguir realizar o contorno dos tambores em menos tempo. O cronômetro é acionado no momento em que o focinho dos cavalos passa pela linha de partida.
Competidora da prova desde 2021, o melhor tempo de Lavinia Langer é 18.188 segundos. Ela compete na categoria ‘Jovem’ para meninas com até 18 anos de idade.
“É uma prova que exige muita concentração. Por ser uma competição que necessita de velocidade e controle para contornar os tambores de forma correta, qualquer desatenção pode gerar uma desclassificação”, destacou Lavinia.
Plano para carreira Veterinária
Apesar da paixão por cavalos, Lavinia pretende seguir a carreira na Medicina Veterinária na área de pequenos animais.
“A FACIT tem uma metodologia de ensino que alia bastante a teoria com a prática. Isso ajuda demais para que a gente consiga ter uma noção melhor de que caminho seguir na carreira. Antes mesmo de entrar na FACIT já tinha o plano de clinicar na área de pequenos animais e a atuação prática que o curso proporciona só fez confirmar ainda mais aquilo que sonhava”, explicou a acadêmica.