Aprendendo a cuidar em uma formação de excelência

Curso de Enfermagem da FACIT é o único da região com nota máxima na avaliação do MEC

Inovação aliada a prática cotidiana da profissão como forma de prestar a melhor assistência em saúde. Esta é a síntese da graduação em Enfermagem da FACIT. Fundado em janeiro de 2022, o curso se destacou pela excelência, garantindo a nota máxima na avaliação do MEC – Ministério da Educação.

“Fui convidada pela Dra. Ângela para fazer parte da equipe de construção do curso e para fazer a defesa dele frente ao Ministério da Educação. Trabalhamos para alcançar a nota 5 na avaliação do MEC e conseguimos”, recorda a doutora em Ciências da Saúde, professora e coordenadora da graduação, Dênia Rodrigues Chagas.

Segundo Dra. Dênia Chagas, a fundação do curso foi autorizada ainda em junho de 2021 pelo MEC. O segundo semestre foi o tempo para cuidar dos mínimos detalhes para o início das aulas. “As aulas iniciaram em janeiro deste ano. A curso conta com uma grade curricular atualizada, onde trabalhamos com inovação e empreendedorismo. É um curso excelente, com professores qualificados e competentes. Digo com tranquilidade que dentro de Araguaína e no Estado de Tocantins é a melhor graduação em Enfermagem que existe”, garante a coordenadora.

Preparando para o mercado de trabalho

Ainda de acordo com Dra. Dênia Chagas, desde o primeiro semestre o aluno tem contato com o mercado de trabalho na prática, conhecendo de perto a vivência e o que é ser enfermeiro. “Esse é um diferencial do nosso curso. Já levamos os alunos para as vivências nas unidades básicas de saúde desde o início. Temos também uma disciplina chamada PBE que significa Problemas Baseados em Evidências, onde nós levamos casos clínicos para a sala de aula, como forma dos alunos vivenciarem a assistência de Enfermagem”, explica.

Profissão Cuidar

A principal missão de um profissional de enfermagem é cuidar. Desde os procedimentos mais simples, como feitura de curativos, aferimento de temperatura e aplicação de injeções, até ações mais complexas, como o auxílio clínico durante uma cirurgia, os enfermeiros atuam com o objetivo de prestar a melhor assistência ao paciente, garantindo o conforto e bem-estar deles durante internações e tratamentos de doenças.

As práticas relacionadas ao cuidado em saúde encantaram Marcus Aurélio Lima, motivando-o a escolher a Enfermagem como profissão e área de formação. “Meu amor pela enfermagem despertou quando meu avô adoeceu. Passei 20 dias acompanhando-o na internação. Nesses dias eu vi o significado de amor, humanização e cuidado ao próximo e percebi que aquela forma de cuidar poderia ser a minha profissão”, conta.

Hoje, Marcus Aurélio é estudante do segundo semestre do curso de Enfermagem na FACIT e já atua na saúde do município por meio do programa de estágio oferecido pela faculdade. Segundo o aluno, o maior plano dele é aprimorando o dom por meio dos estudos.

“O meu desejo é expandir os conhecimentos. Fazer intercâmbio, que é uma forma de aprender em outros locais e culturas. A Enfermagem me escolheu e agradeço a Deus todos os dias. Nela eu posso ser útil a sociedade, ajudar e cuidar do próximo. E para fazer isso bem eu preciso seguir aprendendo e me atualizando”, resume.

Reproduzir vídeo

Turmas em andamento

Turmas formadas

Alunos cursando

Semestres

4 mil

Salário Inicial

Tenha atendimento personalizado e tire suas dúvidas sobre nossos cursos.

Fale com a gente pelo nosso WhatsApp

63 9102-1098