Profissional é referência como artista 3D em Blender e participou do encontro on-line para os acadêmicos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas compartilhando sua expertise no assunto
Os acadêmicos do 2º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit) tiveram uma aula especial na última sexta-feira, 9. O designer e youtuber André Macêdo foi o convidado da Profª Me. Márcia Savoine para participar da aula on-line que falou sobre modelagem e impressão 3D.
Macêdo é proprietário da empresa PRX3D, voltada especialmente para o design de jogos, e com um canal no YouTube com mais de 44 mil inscritos, sendo uma das autoridades no assunto no Brasil. Durante a aula, o profissional esclareceu dúvidas dos acadêmicos que estão dando os primeiros passos na área de modelagem e impressão 3D, compartilhando seus conhecimentos e experiências.
Para o coordenador do curso de ADS, Profº Me. Cássio Cipriano, a participação de Macedo na aula foi de grande importância para o conhecimento dos acadêmicos. “Os alunos puderam ver objetos complexos modelados nos mínimos detalhes pelo profissional, utilizando o Blender, um software de criação em 3D gratuito, de código aberto, que oferece um ambiente com recursos avançados”, explicou.
Segundo Cipriano, com este software o usuário pode criar desde projetos simples, como modelos de produtos e maquetes, até alguns mais complicados, como animações e jogos, dispondo de uma variedade de ferramentas que podem ser usadas para criar personagens (com muita riqueza de detalhes, usando o recurso sculpting). “Outra possibilidade é a criação de modelagens a partir de superfícies e utilizando os modificadores, obter as alterações necessárias para modificá-los”, completou.
Aprendizado na prática
A matriz curricular do curso de ADS possui a disciplina “Atividade Integradora 1.1”, onde os acadêmicos desenvolvem projetos na prática. Com a criação e instalação do FacitLab no começo deste ano, onde a instituição disponibiliza três impressoras 3D, os acadêmicos do curso estão desenvolvendo projetos de modelagem de objetos 3D complexos, como próteses e órgãos do corpo humano.