Descubra as vantagens do intercâmbio acadêmico para a carreira profissional

Uma pesquisa feita pela startup norte-americana FPP Edu-Media – The Student World revelou que 83% dos jovens têm a intenção de desenvolver novas habilidades que o intercâmbio pode proporcionar.

É por esse e outros motivos que o intercâmbio acadêmico tem se tornado um ponto importante na hora de escolher onde cursar o ensino superior, porque são poucas as instituições de ensino que oferecem uma estrutura de apoio para o estudante ter essa oportunidade.

“Ter uma experiência de estudo fora do país é um grande diferencial na vida acadêmica do aluno. Pois a vivência de uma nova cultura tem o poder de abrir a mente para novas ideias e oportunidades. Por isso, aqui na FACIT, buscamos dar todo o suporte para que os acadêmicos possam desfrutar dessa oportunidade única”, explica Patrick Bessa, coordenador do NAI – Núcleo de Apoio à Internacionalização da FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins.

Convivência com diferentes culturas e estilos de vida

Essa também é uma vantagem importante do intercâmbio acadêmico, especialmente para que o estudante consiga entender melhor o mundo globalizado e a dinâmica da profissão em outros países.

Aos 18 anos de idade e no primeiro período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, André Barreira de Lima foi o primeiro selecionado da FACIT para estudar por seis meses na Universidade Lusófona do Porto, em Portugal, em 2018. Hoje, com 23 anos e com o curso concluído, André afirma que a experiência adquirida durante o intercâmbio foi fundamental para sua jornada acadêmica e profissional.

“O intercâmbio proporcionou um alto valor agregado tanto na minha vida pessoal quanto profissional. Pude ter acesso a uma nova cultura, às tecnologias que estavam sendo desenvolvidas em um país de primeiro mundo, além de adquirir conhecimentos técnicos numa instituição internacional. É um diferencial curricular incrível para o mercado de trabalho”, destacou André.

Networking e descoberta de novos interesses

O contato com uma nova cultura, novos aprendizados e oportunidades, bem como a construção de uma rede de contatos se torna uma certeza durante a mobilidade acadêmica. A convivência e o engajamento com outros estudantes, professores e realidades do mercado de atuação podem abrir oportunidades valiosas para o futuro profissional.

“O intercâmbio expande os horizontes do acadêmico. Ele possibilita o contato com mercados com maior desenvolvimento, estabelece conexões com pessoas que podem gerar oportunidades incríveis na carreira profissional, além de desenvolver um olhar mais amplo em relação a área de atuação, o que pode ser um gatilho importante para quem deseja empreender”, afirmou Patrick Bessa.

Como funciona o intercâmbio acadêmico?

A FACIT abre periodicamente oportunidades para que os alunos de graduação possam frequentar uma universidade estrangeira conveniada.

O Processo Seletivo para participação no Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional/ Nacional tem duas etapas. A primeira é realizada pela FACIT e a segunda, pela instituição de acolhimento, quando há necessidade.

Cabe à FACIT fazer a análise de desempenho do acadêmico, a proficiência comprovada no nível exigido pela instituição de acolhimento e entrevista, seguindo as normas deste regulamento ou outras formas de avaliação previstas nos editais.