Cursos da FACIT estão entre os mais cotados para as profissões do futuro

Na hora de escolher um curso de ensino superior, os vestibulandos levam em conta diversos fatores como estabilidade profissional, oportunidades de crescimento, bons salários e até a versatilidade na área de atuação. E um levantamento feito pelo Portal Bolsas de Estudo mostrou que os cursos de Administração e Tecnologia da Informação estão entre os mais cotados entre os estudantes.

Para o Vestibular 2017/2, a Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT está oferecendo 48 vagas para o curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com duração de dois anos e meio, e 40 vagas para Administração, ambas no período noturno, além do curso de Odontologia.

Profissão do futuro

A área de Gestão está entre as três principais profissões para os próximos anos, segundo uma reportagem do Jornal Extra, de 2016. Na FACIT, os alunos são formados para serem administradores críticos e capazes de atuar na transformação da sociedade, acompanhando a velocidade da ciência e tecnologia.

“O aluno é o centro de tudo e o professor tem o papel de ser o facilitador da aprendizagem”, destaca o coordenador do curso, professor Marcelo Molina.

Mas a formação dos alunos da FACIT vai além das exigências técnicas da profissão. Primeiro porque todas as dinâmicas dentro e fora da sala de aula levam em conta os aspectos regionais do mercado e as novas tendências. Mas há também o forte componente prático na formação dos alunos.

“Esta prática alia o reconhecimento do mercado e suas demandas e a formação humana do profissional, desenvolvendo uma sensibilidade diferenciada no aluno”, pontua o coordenador.

Todas as atividades do curso de Administração da FACIT buscam estimular a capacidade criativa e de empreendedorismo dos alunos. Muitos dos trabalhos se transformam em verdadeiras oficinas profissionais.

A força da Tecnologia

Conforme já exposto, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FACIT tem um diferencial importante para o vestibulando: ele é o primeiro em Araguaína que garante a graduação superior e permite que o profissional entre mais cedo no mercado, porque o curso tem duração de dois anos e meio.

O curso estimula o componente prático e interdisciplinar, consolidando os conhecimentos adquiridos pelo aluno e preparando-o de forma efetiva para o mercado.

As disciplinas também levam em conta a filosofia humanista da FACIT, a exemplo do envolvimento dos alunos de ADS na criação do laboratório de informática da Escola Municipal Luiz Gonzaga, no Residencial Costa Esmeralda.

“O lado prático da formação do aluno é também bastante evidente. Estimulamos a criação de jogos e programas para despertar a capacidade de criação adaptada às necessidades do mercado. E o resultado de tudo isso é apresentado à sociedade em feiras e eventos direcionados à área de tecnologia”, conta o coordenador do curso, professor Renato dos Reis Ferreira.

Referência no Tocantins

O curso de Odontologia da FACIT também tem um diferencial interessante para os futuros dentistas: a formação em quatro anos e meio. A graduação é em período integral e é versada nos princípios éticos e morais, tratando o ser humano de forma holística, sempre apoiados na pesquisa e na extensão.

O lado humano da formação é também bastante evidente, conforme ressalta a coordenadora do curso, professora Tatiana Ramirez Cunha. “É uma prática bastante comum em várias disciplinas levar os alunos para conhecer a comunidade, participar de ações fora dos muros da faculdade. É uma forma de identificar as peculiaridades de cada grupo social, o que reflete muito além do conhecimento técnico“.