O mês de novembro é considerado um dos principais do calendário nacional de conscientização contra o câncer. O período é voltado para a saúde do homem com orientação sobre os cuidados para evitar o câncer da próstata. E durante o mês de novembro, várias atividades foram realizadas pela Faculdade de Ciências do Tocantins.
O curso de Radiologia finalizou o Novembro Azul com muita orientação e conscientização à comunidade. A ação que envolveu acadêmicos e professores do curso foi realizada na Via Lago, em Araguaína. Os alunos distribuíram panfletos, brindes e alertaram sobre a importância do exame e o acompanhamento médico.
O mecânico Afonso Alves de 55 anos comentou sobre a ação. “Eu estava passeando com a família quando foi surpreendido aqui por essa boa ação. Gostei muito do que o pessoal me repassou de informação. A gente tem sempre aquele medo, aquele preconceito e depois que recebi as informações, fiquei muito mais consciente do quanto isso é importante para mim e para minha família”, disse.
A doença.
O câncer da próstata é o segundo tipo mais mortal entre homens e é o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo. A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra (canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis). A maioria dos cânceres de próstata não causam sintomas até que atinjam um tamanho considerável. Por isso, é recomendado o exame anualmente para identificar o aparecimento de alterações logo no início, fazendo um diagnóstico precoce e assim poder rastrear o câncer.
A preocupação inicial com esse tipo de câncer deve ser considerada por homens acima de 36 anos. A partir dessa idade, pode se desenvolver câncer da próstata, além de outras doenças. Acima dos 50 anos, a consulta com um urologista é imprescindível. O médico decidirá, junto com o paciente e a partir da análise do histórico pessoal de cada homem, a melhor maneira de dar continuidade a essa prevenção. Fazer os exames, pelo menos uma vez ao ano mesmo quando não se tem os sintomas, pode ajudar a identificar o câncer em estágio inicial, aumentando as chances de sucesso no tratamento e evitando fases mais avançadas.