Curso de Odontologia da FACIT forma a segunda turma

A oportunidade de cursar o ensino superior vai além da introdução no mercado de trabalho. Os estudos têm o poder de moldar as mentes das gerações para um futuro melhor. Mentes tais como as dos alunos da segunda turma de Odontologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FACIT), que colaram em julho.

Após quatro anos e meio de curso, os alunos da Odontologia saem agora formados, comemoções a mil, prontos para a próxima etapa. Para eles, a graduação não proporcionou apenas um grande preparo para o mercado de trabalho, mas também lhes concedeu uma família. Muitos definiram a faculdade como um lar.

“Superação, vitória, segurança”. Essas foram apenas algumas das palavras usadas pelos graduados para descrever a emoção que sentem. “É muito gratificante você estudar em uma faculdade onde pode contar com os profissionais que estão ali para tudo que precisar, do porteiro até os doutores”, conta Sueny Moura, agora formada.

O aprendizado

Para os alunos da FACIT, a faculdade foi muito além do esperado no quesito aprendizado. O orador da turma, Betuth Alberto, diz sentir-se pronto para o mercado de trabalho graçasà preparação profissional que recebeu durante a graduação.

“Tivemos um aprendizado precoce, já que no início do curso começamos a fazer experimentos em duplas e isso nos ajudou muito”, conta Betuth. Para ele, ser uma das primeiras turmas proporcionou um grande envolvimento entre os alunos, professores e coordenadores. “Lá, existe um grande coleguismo que nos faz sentir praticamente em casa”, relata.

Matheus Mesquita diz que recebeu o aprendizado teórico e prático de melhor qualidade e revela já ter planos para realizar uma pós-graduação na FACIT. “O conhecimento que adquiri na graduação me fez pensar, me fez acreditar no meu potencial, crescer interiormente e amadurecer”, revela. Ele conta também que prezou o respeito e igualdade dentro da universidade.

Quatro anos e meio de saudades

Betuth diz que, para ele, a ficha ainda não caiu. Revela que sentirá saudades do contato, alegria, sorrisos e até mesmo dos momentos um pouco mais tensos. “Vou sentir falta de estar todo dia com a família que conquistamos nesses quatro anos e meio, de ter todos unidos na clínica para conversar, tirar dúvidas, comparar métodos”, conta Betuth.

Já Sueni diz que sentirá saudades de tudo. “Irei sentir falta principalmente das clínicas, do contato que tínhamos diariamente com os pacientes”, diz. Ela conta que os quatro anos e meio não foram fáceis, mas venceu os obstáculos e, quando a formatura enfim chegou, a sensação foi indescritível. “Esse ciclo fechou para dar sequência para os próximos”, declara.

“Vou sentir falta dos dias prazerosos de estudos, do conhecimento da dinâmica, do carinho dos professores, funcionários, desde o porteiro, passando pelas faxineiras, secretárias, tudo é motivo de saudade! Saudade da clínica, dos pacientes, dos puxões de orelha, das boas risadas”, declara Matheus Mesquita. Para ele, a experiência inteira foi fantástica.

Aluno destaque

Ao final do curso, o corpo docente da FACIT premia um aluno com uma bolsa de pós-graduação na faculdade. Notas altas são só uma parcela dos critérios a serem cumpridos. O escolhido como aluno destaque da segunda turma de Odontologia foi Willian Raphael Malta de Alencar.

“Para mim foi uma grande surpresa essa conquista. Nunca imaginava que conseguiria ganhar como melhor aluno e jamais pensaria que a faculdade me premiaria uma bolsa de especialização. Só tenho a agradecer a Deus e à FACIT por reconhecer os esforços dos alunos”, conta Willian.

“Ele fez monitorias, apresentou trabalhos em diversos congressos, teve resumos publicados em revistas e teve uma média excelente durante todo o curso”, conta a coordenadora do curso de Odontologia, Profa. Tatiana Ramirez.