Curso de Medicina Veterinária oferece disciplina diferenciada para acadêmicos da Facit

Aula prática em animais de grande porte foi inserida na grade curricular com o objetivo de promover um melhor desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, agregando conhecimento e prática aos futuros profissionais da área

Um contato direto com os animais, onde os alunos aprendem como fazer um atendimento, quais medidas de cuidado para evitar acidentes durante o exame físico, como se portar diante de um animal de grande porte. Essas são algumas das ações que o acadêmico do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit) vai aprender durante a disciplina Práticas em Grandes Animais, inserida na grade curricular neste semestre.

O médico veterinário Yan Oliveira Lacerda é quem ministra as aulas dessa disciplina. Os acadêmicos já tiveram o primeiro contato com equinos na primeira quinzena de agosto, em um haras que está domando os animais para a instituição, de forma a torná-los aptos para o manuseio durante as aulas. “A proposta dessa disciplina é trazer uma vivência prática para os alunos do primeiro e segundo ano do curso. O objetivo é promover uma aproximação dos alunos com os animais”, explicou o professor.

De acordo com Lacerda, nos primeiros anos do curso são oferecidas matérias básicas, como Bioquímica, Anatomia; tudo muito descritivo e teórico. “Essa disciplina foi muito bem colocada pelo Colegiado da Facit, porque ainda que os alunos estejam fazendo as matérias básicas, teóricas, eles já têm contato com os animais. E isso agrega muito o conhecimento e acaba estimulando eles a não desistirem do curso”, ressaltou.

Ainda segundo o professor, a disciplina vai englobar todos os procedimentos básicos no atendimento aos animais de grande porte. “Isso vai auxiliar muito lá na frente nas matérias práticas, porque já terão um pré-conhecimento sobre como é, como se comportar na prática no campo. Com certeza vai facilitar muito a compreensão deles sobre os assuntos que ainda serão abordados, com toda certeza um aluno com esse tipo de vivência sai na frente.” completou.

Diferencial no ensino

Para a acadêmica Ana Paula Araújo Reis que está no terceiro período do curso de Medicina Veterinária, essa disciplina é um diferencial da Facit. “Essa aula me chamou bastante atenção porque quando você escolhe Medicina Veterinária, você já tem que ter em mente o que você mais se identifica. Eu me identifico demais com animais de grande porte, com certeza essa será uma oportunidade ímpar em minha formação”, afirmou.

“Escolhi a Facit porque apresentou um curso de Medicina Veterinária muito bom e já tinha uma ideia como seria, porque aqui no Tocantins, tem a melhor faculdade de Odonto. E para Medicina Veterinária não poderia ser o contrário. Me surpreendi mais ainda porque foi totalmente melhor do que imaginei”, destacou a acadêmica.