Curso da Facit oferece disciplina sobre Inteligência Artificial para acadêmicos

26 de março de 2021

Uma das principais tecnologias da atualidade, tendo o potencial de modificar consideravelmente o modo de funcionamento das organizações e também o modo de vida das pessoas está inserida no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Com certeza você já ouviu falar, viu alguma matéria ou assistiu a algum filme que fala sobre Inteligência Artificial. Esta é uma das principais tendências da atualidade e está mudando o modo de vida das pessoas e o funcionamento das empresas. Com uma visão de futuro, a Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT) oferece aos acadêmicos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) a disciplina de Inteligência Artificial (IA).

O coordenador do curso, Prof. Me. Cássio Cipriano, afirma que a IA está presente nas mais diversas áreas do conhecimento, não só na computação. “A Inteligência Artificial é uma área da Computação que concentra seus estudos no desenvolvimento de tecnologias capazes de simular aspectos da inteligência humana”, explicou.

De acordo com Cipriano, ela está presente no setor comercial, no setor de marketing, na medicina, na engenharia e no dia a dia da maioria das pessoas, através de ferramentas simples. “É uma realidade que está presente no nosso dia a dia de modo que muitas vezes nem notamos”, completou.

Segundo o coordenador, a tecnologia pode ser encontrada no sistema de busca de sites, em plataformas de streaming, em aplicativos de instituições financeiras. “A Inteligência Artificial vai muito além da robótica, é muito mais simples do que os filmes de ficção científica mostram e já está presente no nosso dia a dia por meio de softwares e plataformas que utilizamos a todo momento”, destacou.

IA no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Durante o curso, o acadêmico vai desenvolver habilidades e competências necessárias para planejar, desenvolver e implantar sistemas computacionais, e isto inclui os sistemas inteligentes, baseados em Inteligência Artificial.

Na disciplina, o acadêmico tem contato com temas de fundamental importância dentro desta área, como os princípios que definem o que é uma IA Fraca e uma IA Forte, o Teste de Turing, além de temas como Machine Learning e Deep Learning.

IA ao longo da história

Os estudos nessa área tiveram início na década de 50, mas só a partir dos anos 70, com a evolução das tecnologias digitais, muitas pesquisas que estavam no campo teórico passaram a ser desenvolvidas na prática. A partir dos anos 80, os produtos desenvolvidos com base nos resultados desses estudos começaram a alcançar o mercado e o usuário final.

Compartilhar