CSI FACIT: cena de crime simulada desafia acadêmicos

Equipe de estudantes deve elucidar o crime para levar o suspeito à Justiça

Um crime chocou toda a comunidade acadêmica do campus II da FACIT. Um recém-nascido foi encontrado sem vida em uma área afastada da instituição. Mas calma, essa é uma história policial de mentirinha, com uma justificativa nobre: engajar os acadêmicos do curso de Direito a participar de todas as etapas da resolução de um crime, desde a investigação até o julgamento do culpado.

A cena de crime falsa foi produzida pelo grupo do NPJ – Núcleo de Prática Jurídica da instituição. A coordenadora Dra. Marina de Alcântara Alencar explica que o objetivo é preparar os alunos para o Júri Simulado da FACIT.

“Os alunos precisam conhecer todas as fases do processo, desde parte policial até o final, que é a sentença do júri. Para isso, dividimos as turmas em equipes, compreendendo a parte investigativa, a defesa do réu, a acusação e o Poder Judiciário”, conta.

A cena do falso crime

Era noite na instituição quando o corpo do recém-nascido (de mentira) foi encontrado enrolado em uma peça única de tecido, já sem vida e com os lábios arroxeados. Próximo ao corpo, a equipe do CSI FACIT encontrou um travesseiro, fósforos e luvas amarelas de limpeza. Um prato cheio para especulações.

Quando iniciou o curso, a acadêmica Aline Pereira Dias nem imaginava que comporia uma equipe para investigar um falso crime.

“Quando entrei no curso, achei que ficaria presa a uma sala de aula vendo só a teoria. Então, é muito bacana aprender na prática tudo que a gente aprende com os professores. Tenho certeza de que vivenciar a prática faz com que eu aprenda bem mais”, pontua a estudante.

Vivência no Direito

O coordenador do curso de Direito da FACIT, Dr. Maicon Rodrigo Tauchert,  explica que a ação é uma das ferramentas utilizadas pela FACIT para proporcionar vivência aos alunos na prática do Direito.

“Desde o começo do curso, nossos alunos são incentivados a conhecer muitas possibilidades para a carreira dentro do Direito, como policial, policial investigativa, de agente público, advogado de defesa e também a prática dos tribunais. Dessa forma, eles terão mais segurança para escolher a carreira que vão seguir após a conclusão do curso”, destaca.

O acadêmico Charles Freitas conta que é muito importante ver de perto todas as etapas da investigação.

“É bom porque todo mundo tem a oportunidade de viver essa experiência, desde a investigação até a hora de julgar o acusado, seja a sentença positiva ou negativa para ele”, finaliza Charles.

O resultado do CSI FACIT você vai descobrir com o resultado do Júri Simulado da instituição. Aguarde.