CRIANÇAS RECEBEM ATENDIMENTO GRATUITO EM PROJETO DESENVOLVIDO EM ESCOLA PELA FACIT

Crianças da rede municipal de ensino de Araguaína-TO que moram num dos bairros que mais necessitam da ação social estão conferindo de perto um das missões da Faculdade de Ciências do Tocantins-FACIT-TO: o trabalho voltado à comunidade. A FACIT mantém uma clínica dentro da Escola Municipal Luiz Gonzaga que fica no setor Costa. A Prefeitura de Araguaína também é parceira do projeto Facit na Comunidade. Os dois dentistas que fazem o atendimento das crianças são mantidos pelo município.

O bairro foi criado em 2012 com a distribuição de casas do Programa Minha Casa Minha Vida para famílias consideradas baixa renda no município. “Era uma dificuldade pra gente encontrar vaga pra consultar. Toda vez tinha que ir no postinho lá do setor Barros e quase sempre voltava pra casa sem consulta com o dentista. Aqui na escola é rapidinho. Meu filho adora consultar aqui. Quando fala que ele vai no dentista ele abre um sorriso. Além do trabalho, os dentistas atendem com um carinho enorme”, disse a dona de Casa Maria das Dores Silva.

O filho da dona de casa tem apenas dez anos. Ele é um das centenas de crianças da escola que recebem esse trabalho gratuito. Toda a estrutura da clínica incluindo materiais é mantida pela FACIT. O Projeto foi desenvolvido pela própria Faculdade. “Toda criança é atendida individualmente, ensinamos a forma correta de higienização oral e partir desse primeiro atendimento, ela começa a ser acompanhada”, disse a dentista Karen Hannah Dantas.

O Projeto atende por semana mais de 60 meninos e meninas que além de receberam assistência no cuidado com a higiene da boca, são orientadas na manutenção desse hábito em casa. “Minha filha, antes, era uma dificuldade para escovar os dentes nos horários certinhos. Eu tinha que ficar no pé (risos). Agora é ela que fica orientando a gente e disse que quer ser até dentista. Ah! Eu fico orgulhosa né? Tão novinha e cuidando assim da saúde e pensando essas coisas. É maravilhoso esse trabalho”, disse a doméstica Luciana da Costa.

Assessoria de Comunicação FACIT-TO

ascom@faculdadefacit.edu.br