CRIANÇAS DO COSTA ESMERALDA SÃO BENEFICIADAS EM MAIS UMA ETAPA DO PROJETO FACIT NA COMUNIDADE

Um trabalho iniciado ainda em 2016 segue a todo vapor em um dos bairros mais carentes de ações sociais em Araguaína-TO. Quase duzentas crianças da Escola Luiz Gonzaga, que fica no setor Costa Esmeralda, foram atendidas pela FACIT através do projeto FACIT Na Comunidade que é modelo para todo o país. O curso de Odontologia iniciou um trabalho de ortopedia funcional com aparelhos removíveis para beneficiar crianças que apresentam deformidades de face. Desde o início da atividade, os acadêmicos do 7° período fazem estudo teórico e prático na ortodontia preventiva e princípios de ortopedia funcional.

O trabalho de consulta e instalação dos aparelhos é totalmente gratuito e teve o acompanhamento dos pais e professores da própria escola. No projeto desenvolvido pela FACIT, cada acadêmico do curso de Odontologia fica responsável por fazer o acompanhamento do tratamento de uma criança da unidade escolar.

A média mundial aponta que entre 8 e 11% das crianças apresentam deformidade de face classe III. A avaliação feita pela FACIT apontou que na escola, 28% das crianças apresentaram a mesma classe de deformidade, que na prática, significa o crescimento maior que normal da mandíbula que dificulta o desenvolvimento de forma saudável e pode trazer danos para a pessoa. “Vamos fazer a seleção de 70 crianças e seguir o protocolo da ortodontia preventiva. Cuidar para que as deformidades de face relacionadas à má oclusão tenham estabilidade na idade correta. As más oclusões de mordida aberta, mordida cruzada ou perdas precoces de dentes, levam à desarmonia de toda oclusão e as crianças selecionadas terão esse cuidado”, disse a diretora geral da instituição, Dra. Ângela Maria Silva.

Devido a demanda de pacientes, os atendimentos feitos pelos acadêmicos e professores da FACIT recebem um importante auxílio de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína que é parceira do projeto FACIT Na Comunidade.

O curso de Direito da Faculdade de Ciências do Tocantins também participou da ação. Um questionário socioeconômico foi elaborado para entender o perfil e as necessidades da comunidade. “Vamos fazer um trabalho para atender essas necessidades das famílias aqui do bairro. Estamos à disposição da escola para que o curso possa trazer mais ações e serviços aqui para o bairro”, disse Maicon Rodrigo Tauchert, coordenador do curso de Direito da FACIT.