Profissionais de atendimento participam de palestra sobre comunicação não violenta e ética do cuidado no FACIT Academy

A FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins segue em sua missão de treinar seus colaboradores para atuar de forma inteligente frente aos desafios enfrentados durante o dia a dia de uma instituição de ensino superior.

O departamento de recursos humanos, com a parceria da CPA – Comissão Própria de Avaliação, realizou a segunda edição do FACIT Academy. A convidada da vez foi a advogada e professora de pós-graduação, Dra. Eliana dos Santos Andrade, que conversou com os colaboradores sobre “Comunicação Não Violenta” e “Ética do cuidado”.

“Nessa segunda edição nós treinamos o pessoal do atendimento sobre como se comportar diante de uma comunicação não aceitável, tudo para que nossos colaboradores possam prestar o melhor serviço aos nossos clientes, alunos, pais de alunos e assim por diante”, explica Cícero Pereira, analista de RH da Faculdade.

As Palestras

“Dentro do direito aprende-se sobre conciliação e mediação, muitas coisas deixam de ir para uma ação judicial quando as pessoas trabalham dentro delas a comunicação não violenta a ética do cuidado”, enfatiza Eliana.

A comunicação não violenta é um jeito de ser perante a vida. Não é que a pessoa aceite tudo de forma pacífica, é sobre o que você fala e o que você tem que falar, mas de uma forma que não violente o outro no sentido das palavras.

“É um jeito de falar o que você quer sem agredir o outro, sem julgar, sem diminuir a outra pessoa, sem depreciar, você dá a sua opinião, fala realmente o que você quer, mas sem depreciar ninguém”, explica a palestrante.

A ética do cuidado é uma visão de mundo, uma filosofia em que a pessoa tem ética em todas as instâncias da vida. Ética com meio ambiente, com seu ecossistema, com seu mundo em casa, ética com os colegas de trabalho, na profissão, no relacionamento com as outras pessoas, sempre respeitando o outro, a dimensão ética entra em cena quando o outro aparece.

O que disseram as colaboradoras

“Entendi o quanto é importante respeitar todos ao meu redor, pacientes, estudantes, colegas, todo mundo, isso não só no local de trabalho, mas em qualquer lugar que você for”, conclui a colaboradora Aline dos Santos Espíndola.

A recepcionista da clínica odontológica da FACIT II, Márcia Borges, destacou o aprendizado adquirido durante as duas palestras.

“Aprendi para aplicar o meu lidar no dia a dia com as pessoas, minha forma de falar, de agir, de que de forma alguma eu devo ofender alguém, mesmo que a pessoa me ofenda, acredito que as palavras da professora me deixaram ainda mais capacitada”, destaca Márcia.

Para Taiza Miranda Rego dos Reis, auxiliar administrativo na secretaria da FACIT II, a manhã foi de aprendizado, comunhão e desabafos. “Me sinto grata pela oportunidade que me foi dada, a palestra vai me ajudar no meu autoconhecimento, me tornando uma pessoa melhor, me trazendo grandes benefícios e colocando em prática os valores que eu aprendi hoje durante toda essa manhã”, finaliza Taiza.

Ao final da palestra, todos receberam seus certificados, a Taiza, aliás, foi sorteada e ganhou um ingresso para o circo que atualmente está na cidade.