Comissão Própria de Avaliação realiza pesquisa anualmente para manter gestão eficiente da Facit

31 de maio de 2021

Autoavaliação visa promover autoconhecimento, diálogo entre todas as partes da comunidade acadêmica, docentes, colaboradores e comunidade externa, realizando um processo contínuo de desenvolvimento voltado para a promoção da ciência e conhecimento científico (Foto: coordenadora da CPA, Maria das Graças Rodrigues)

Na busca constante pela excelência no ensino e garantir uma gestão eficiente e democrática, a Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit) realiza anualmente pesquisa de autoavaliação, sendo elaborada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Este órgão é independente, sendo composto por membros do corpo docente, discente, técnicos administrativos e da sociedade civil.

A avaliação mais recente foi realizada em novembro de 2020 e os seus dados foram divulgados em março deste ano. A pesquisa foi dividida em cinco eixos temáticos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão, Infraestrutura Física.

A próxima autoavaliação será realizada no segundo semestre deste ano, seguindo o cronograma de atividades acadêmicas da instituição.

Autoavaliação

De acordo com a coordenadora da CPA, Maria das Graças Rodrigues Pereira, a pesquisa foi on-line e também presencial, dinamizando-a dessa forma, sendo que as questões foram respondidas pelos professores, acadêmicos e técnicos-administrativos da instituição; um total de 837 pessoas.

Após o período que esteve à disposição do público alvo, foi feita a análise dos dados. Segundo a pesquisa, os acadêmicos avaliaram que a faculdade realiza e incentiva-os a participarem de eventos científicos e/ou tecnológicos.

Com relação a estrutura física, 88% da comunidade interna demonstra satisfação com o ambiente disponível para estudo e trabalho, tendo destaque para a biblioteca, que atualmente abriga o FacitLab, espaço destinado para inovação e transformação; e as salas de aula amplas e modernas.

Ainda segundo a pesquisa, 56% do público respondeu que a Facit vem implementando o Desenvolvimento Institucional, promovendo uma política de inovação em todos os seus ambientes. Sobre a Política de Gestão, a comunidade interna considerou satisfatória as ações realizadas pela instituição tanto para a parte acadêmica, como para os colaboradores e professores.

Sobre a Autoavaliação e a CPA

Este processo é realizado desde 2012, de forma transparente, pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que é responsável tanto pela metodologia deste processo, como pela coleta de dados e apresentação pública dos relatórios, sempre visando o reconhecimento das virtudes e a identificação dos aspectos que mais precisam de atenção. Nestes mesmos documentos são apresentados Planos de Melhorias, para ações a curto, médio e longo prazo.

Compartilhar