Autoavaliação visa promover autoconhecimento, diálogo entre todas as partes da comunidade acadêmica, docentes, colaboradores e comunidade externa, realizando um processo contínuo de desenvolvimento voltado para a promoção da ciência e conhecimento científico (Foto: coordenadora da CPA, Maria das Graças Rodrigues)
Na busca constante pela excelência no ensino e garantir uma gestão eficiente e democrática, a Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit) realiza anualmente pesquisa de autoavaliação, sendo elaborada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Este órgão é independente, sendo composto por membros do corpo docente, discente, técnicos administrativos e da sociedade civil.
A avaliação mais recente foi realizada em novembro de 2020 e os seus dados foram divulgados em março deste ano. A pesquisa foi dividida em cinco eixos temáticos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão, Infraestrutura Física.
A próxima autoavaliação será realizada no segundo semestre deste ano, seguindo o cronograma de atividades acadêmicas da instituição.
Autoavaliação
De acordo com a coordenadora da CPA, Maria das Graças Rodrigues Pereira, a pesquisa foi on-line e também presencial, dinamizando-a dessa forma, sendo que as questões foram respondidas pelos professores, acadêmicos e técnicos-administrativos da instituição; um total de 837 pessoas.
Após o período que esteve à disposição do público alvo, foi feita a análise dos dados. Segundo a pesquisa, os acadêmicos avaliaram que a faculdade realiza e incentiva-os a participarem de eventos científicos e/ou tecnológicos.
Com relação a estrutura física, 88% da comunidade interna demonstra satisfação com o ambiente disponível para estudo e trabalho, tendo destaque para a biblioteca, que atualmente abriga o FacitLab, espaço destinado para inovação e transformação; e as salas de aula amplas e modernas.
Ainda segundo a pesquisa, 56% do público respondeu que a Facit vem implementando o Desenvolvimento Institucional, promovendo uma política de inovação em todos os seus ambientes. Sobre a Política de Gestão, a comunidade interna considerou satisfatória as ações realizadas pela instituição tanto para a parte acadêmica, como para os colaboradores e professores.
Sobre a Autoavaliação e a CPA
Este processo é realizado desde 2012, de forma transparente, pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que é responsável tanto pela metodologia deste processo, como pela coleta de dados e apresentação pública dos relatórios, sempre visando o reconhecimento das virtudes e a identificação dos aspectos que mais precisam de atenção. Nestes mesmos documentos são apresentados Planos de Melhorias, para ações a curto, médio e longo prazo.