Getting your Trinity Audio player ready... |
A Faculdade de Ciências do Tocantins realizou mais uma edição de uma ação que tem crescido nos últimos anos em Araguaína. O FACIT Mulher é voltado para o atendimento da população através dos cursos da instituição, com foco nas mulheres em alusão ao mês dedicado ao cuidado, proteção e garantia dos direitos de todas. O fim de semana foi de muito trabalho e envolvimento para os acadêmicos e professores.
A coordenadora de Extensão da FACIT, Ana Paula Lacerda, comentou sobre ação essencial nos bairros da cidade. “O FACIT Mulher é um projeto em que viemos até comunidades carentes para trazer conhecimento, promoção e educação em saúde para as mulheres. O foco são elas, mas toda a família também participa. Hoje, contamos com ações da veterinária, que está realizando palestras sobre raiva e leishmaniose, além dos cursos de enfermagem, odontologia e outros serviços, como doação de roupas e sorteios de cestas básicas. A intenção da FACIT é acolher, humanizar e ajudar as mulheres carentes da cidade de Araguaína”, explicou.
Os cursos de Direito, Odontologia, Medicina Veterinária, Radiologia e Enfermagem prepararam uma estrutura especial para receber as famílias do Costa Esmeralda que foram atendidas com diversos serviços. A ação foi direcionada para os cuidados desde a saúde das crianças e adultos até a atenção com animais domésticos para proteger os bichinhos e as pessoas de doenças como o Calazar.
De acordo com a organização, mais de mil pessoas foram atendidas durante o dia especial do FACIT Mulher. Durante a ação, foram oferecidos exames de glicemia, aferição de pressão, orientações sobre saúde bucal e entrega de kits odontológicos. Além disso, moradores tiveram acesso a palestras educativas e atividades voltadas à conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde.
DNA Feminino
O projeto FACIT Mulher faz parte do DNA da instituição que foi fundada por duas mulheres que atuam firme pelo desenvolvimento regional e pelas vidas das pessoas que trabalham, estudam ou são atendidas na FACIT. Atualmente, as mulheres representam 80% dos cargos de liderança da faculdade, assumindo um protagonismo na valorização e respeito às mulheres.