Getting your Trinity Audio player ready... |
A internacionalização do ensino superior é um dos diferenciais da Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT). A coordenação de Extensão comemora mais uma importante conquista: o convite para integrar o Lab Jovens 2025, programa promovido pela Embaixada da França no Brasil em parceria com universidades brasileiras de referência. A coordenadora de Extensão e Inovação da FACIT, Caroline Cordeiro, esteve nas salas do curso de Direito apresentando o projeto aos alunos (as). O Lab Jovens 2025 é um programa estruturado para formar lideranças jovens com atuação estratégica em causas socioambientais e de direitos humanos. A capacitação envolve três grandes eixos de formação: Advocacia e ativismo ambiental, negociações climáticas, internacionais e comunicação estratégica.
Com foco em uma metodologia interdisciplinar, o programa combina teoria e prática por meio de atividades formativas, oficinas, e vivências com especialistas brasileiros e franceses, promovendo uma verdadeira imersão no campo da diplomacia climática, justiça ambiental e engajamento cívico. A proposta da Embaixada da França é identificar e preparar universitários com perfil de liderança para atuar em espaços de transformação social, seja no setor público, no terceiro setor ou em movimentos sociais organizados. “Ser convidada para participar de um programa como o Lab Jovens é resultado do reconhecimento da FACIT como uma instituição que valoriza a educação crítica, a inovação e o protagonismo estudantil. Essa é uma oportunidade que transcende o ambiente acadêmico e se conecta com os grandes temas da atualidade”, destacou Caroline.
Com inscrições abertas até o dia 20 de abril para os acadêmicos de Direito, o Lab Jovens 2025 representa mais um passo da FACIT em sua trajetória de expansão acadêmica e internacionalização. Os acadêmicos podem procurar a coordenação de extensão da faculdade ou acessar o link www.labjovens.com.br
Por dentro do Lab Jovens 2025
O LAB Jovens 2025 – Rumo à COP30 – é um programa de mobilização da juventude brasileira para a preservação do meio ambiente. Em operação desde 2021, 2025 marcará a quinta edição do programa e ambiciona apoiar a formação e a mobilização de jovens brasileiras e brasileiros rumo à COP30. De maio a agosto, jovens entre 20 e 28 anos se beneficiarão de um ciclo de formação com oficinas participativas, encontros virtuais, conferências com peritos do meio ambiente e do ativismo, tanto para melhorar suas ferramentas de incidência política, advocacia, negociações internacionais e comunicação, quanto para se preparar para a COP30, que será organizada em Belém (PA).