COM APENAS DOIS ANOS DE CRIAÇÃO, REVISTA CIENTÍFICA DA FACIT CRESCE EM AVALIAÇÃO DA CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC) divulgou a nova avaliação das revistas científicas das instituições de ensino superior de todo o Brasil que se destacam pela qualidade na produção científica. A Faculdade de Ciências do Tocantins obteve Qualis B1 que na prática, eleva e reconhece o trabalho desenvolvido pela revista científica JNT (Business and Technology Journal) que é uma publicação técnico-científica com a missão de apresentar trabalhos inéditos para a promoção de conhecimento das práticas administrativas, tecnologias e outras áreas.

A JNT foi criada pela FACIT como mecanismo de incentivo para publicação de artigos científicos, manuscritos, editorial, revisão de literatura e outros e vem crescendo nos últimos anos com a publicação de trabalhos relevantes. Foi a primeira avaliação que a revista JNT obteve na CAPES. A primeira edição foi publicada em 2017. Apesar do pouco tempo de criação, já atingiu o topo principal nas classificações consideradas de excelência pela CAPES.

Foi o que avaliou a professora da FACIT, editora-chefe e fundadora da revista, Dra. Severina Alves de Almeida (Foto). “A CAPES tem um sistema de acompanhamento muito eficaz. Avaliando aspectos como periodicidade de publicação, qualidade dos artigos, pesquisadores de instituições que não sejam somente da IES à qual a revista está vinculada, artigos com pesquisadores com doutorado, não ter problema de plágio, ter os artigos da revista em citação de outros pesquisadores, de preferência em outras instituições. Tudo isso atesta a seriedade e comprometimento da revista com a FACIT, pois o interesse, a partir de agora, crescerá exponencialmente”, disse.

A indexação Qualis B-1 é importante também porque muitos programas de Pós-Graduação Stricto Senso, Mestrado e Doutorado, para liberar o diploma, exigem a publicação de algum artigo em revista com Qualis B1, A1 ou A2.

ABRIL DE 2017

A primeira edição da revista JNT e que abriu o caminho de sucesso do periódico da FACIT trouxe temas relevantes de diversas áreas do conhecimento. Uma das publicações foi da ex-acadêmica de Administração da FACIT, Luciana Alves de Sousa que teve a orientação da professora Giane Lourdes Alves de Sousa Figueiredo. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Luciana Alves, publicado na JNT, teve como tema: A Destinação de Pneus Inservíveis Numa Transportadora da Região Norte do Tocantins.

Desde então, as edições trimestrais da JNT receberam diversos trabalhos de todo o Brasil Todo o foco, missão e normas do periódico cientifico poderão ser acessados pelo site www.jnt.faculdade.edu.br. Os temas dos artigos são voltados para o público acadêmico e profissional em geral, abordando avanços científicos e tópicos de interesse para as áreas de gestão, da tecnologia, da jurisprudência da educação em saúde e para o trabalho. Os artigos podem ser em português, espanhol e inglês.

Site da revista: https://jnt.faculdadefacit.edu.br.

E mail para envio dos artigos: jnt@faculdadefacit.edu.br.