Cerimônia do Jaleco marca o início de uma nova etapa para acadêmicos da FACIT

A Cerimônia do Jaleco é uma celebração tradicional que acontece em diversas universidades pelo Brasil e em outros países. Na FACIT- Faculdade de Ciências do Tocantins, o evento foi realizado na quinta-feira, dia 28 de abril, e contou com a presença dos acadêmicos dos cursos de Odontologia, Medicina Veterinária e Enfermagem.

Durante a celebração, ocorreu simbolicamente a entrega do jaleco branco para cada aluno, sinalizando o começo das aulas dos futuros profissionais. Os estudantes receberam dicas, com atenção às dúvidas mais comuns que aparecem entre eles, como os lugares e os horários corretos para usá-lo durante as aulas e durante outras atividades.

“Falamos sobre biossegurança e sobre o cuidado na prática da profissão também. Essa cerimônia dá para o aluno o compromisso com o paciente, o compromisso de zelar pela vida, pela saúde do paciente”, pontuou Denia Rodrigues Chagas, coordenadora do curso de Enfermagem.

Marcos Aurélio Menezes Lima é acadêmico do primeiro período de Enfermagem. Para ele, o momento foi significativo e inesquecível. “É uma sensação de gratidão principalmente porque o juramento que eu estou fazendo é o que vai ficar na história até o fim”, frisou.

O ritual simbolizou o início da jornada de cada futuro profissional, sendo um momento para pensar sobre a importância de formar novos profissionais para cuidar da população. “É um marco no início da trajetória, assumem o compromisso de se dedicar enquanto acadêmico, enquanto estudante e futuro profissional, entendendo que a partir de agora ele assume responsabilidades em relação a sua própria conduta pessoal e profissional. Os profissionais que eles vão ser no futuro começa hoje”, ressaltou Fernanda Luísa Alves Neves, coordenadora do curso de Medicina Veterinária.

Durante a celebração, os estudantes se comprometem a cumprirem suas obrigações com responsabilidade e respeito. Aluna do segundo período de medicina veterinária, Giovana Ribeiro Costa, foi a oradora da turma e assumiu em público a promessa. “ Eu sou muito tímida para falar em público, então, pensei em me desafiar, tentar fazer algo diferente e foi uma oportunidade”, relembrou.

As vestimentas foram entregues por pessoas escolhidas pelos próprios acadêmicos. “Os jalecos sendo entregues pelos familiares ou por aqueles importantes em suas vidas tornaram esse momento ainda mais especial”, ressaltou Marcela Moreira, coordenadora do curso de Odontologia.

Jaleco devidamente vestido e juramento feito, Eduardo Gouveia de Carvalho, acadêmico do segundo período de odontologia, faz planos para o futuro. “Eu espero que junto com a faculdade eu consiga alcançar grandes objetivos e me tornar uma pessoa muito grande dentro da minha área”, celebrou.