Getting your Trinity Audio player ready... |
Mantendo uma política eficaz de atendimento ao discente, a Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT) promoveu um dos momentos mais simbólicos para os acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária, Radiologia, Enfermagem, Odontologia e Direito. A tradicional Cerimônia do Jaleco marcou o início oficial da jornada acadêmica para os futuros profissionais.
A entrega do jaleco é um momento especial, simbolizando o compromisso e a responsabilidade assumida com as carreiras futuras. Um a um, eles subiram ao palco para receberem o jaleco de um padrinho ou madrinha escolhidos, geralmente pais, avós ou outra pessoa especial. No curso de Medicina Veterinária, além do jaleco, alguns acadêmicos também utilizaram chapéu, representando a interseção do curso entre as áreas da saúde e agrárias.
Para a coordenadora do curso, Fernanda Luz, a cerimônia é um momento especial também para os docentes e toda comunidade acadêmica. “A bênção dos pais nesta cerimônia tem um significado especial. Ela representa a continuidade de um sonho, a transmissão de valores que foram ensinados desde a infância. O caminho que muitos de vocês trilham, hoje foi guiado por aqueles que acreditaram em seu potencial e investiram em sua educação como a maior herança que poderiam deixar”, comentou.
Após a vestimenta dos jalecos, os acadêmicos realizaram o juramento oficial de suas respectivas profissões, reforçando a dedicação à ética e ao compromisso profissional. No curso de Direito, no lugar do jaleco, os acadêmicos receberam uma faixa, em um ritual que simboliza a nova fase. A cerimônia contou com a presença dos coordenadores dos cursos da instituição.