Capacitação de Docentes na FACIT: Investindo em Excelência Educacional para um Ensino Superior de Qualidade

Capacitação Docentes FACIT

Na busca constante por elevar o padrão de ensino e proporcionar uma formação acadêmica de excelência, a Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT) promoveu, entre os dias 21/06/2023 à 28/06/2023, uma capacitação e treinamento intensivos para seu corpo docente. A iniciativa, focada em preparar os professores para as novas demandas do ensino superior, foi um evento de grande relevância para o aprimoramento da qualidade educacional oferecida pela instituição.

O evento reuniu educadores de diversas áreas do conhecimento, permitindo a troca de experiências e a integração entre os professores, fomentando a construção de um ambiente colaborativo e enriquecedor para toda a comunidade acadêmica.

Os docentes tiveram a oportunidade de participar de sessões de planejamento, onde puderam discutir e alinhar as estratégias pedagógicas para o segundo semestre letivo. O objetivo foi otimizar o processo de ensino-aprendizagem e garantir uma experiência acadêmica ainda mais eficaz e abrangente para os estudantes.

Foram realizadas diversas palestras com profissionais experientes e renomados em diferentes áreas. A palestra proferida por Cristiane Costa, da LEADER/RH, enfocou o desenvolvimento de ações com foco nas pessoas, destacando a importância de um ambiente acolhedor e engajador dentro da instituição.

A Nabojo Produções trouxe uma palestra sobre a produção de slides criativos, enriquecendo o processo de apresentação de conteúdos em sala de aula, tornando-o mais atrativo e envolvente.

Além disso, a palestrante Josélia Sampaio abordou a inclusão de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDHA) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino superior, fornecendo estratégias e práticas educacionais eficazes para garantir a participação e o sucesso desses alunos no ambiente acadêmico.

Os professores tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades relacionadas ao âmbito comercial e de marketing em duas sessões distintas. Márcio Giacobelli conduziu o “Momento Business”, abordando a gestão de projetos acadêmicos e a interação com o mercado de trabalho.

Em seguida, Jorge Cerqueira ministrou o “Momento Comercial e Marketing”, explorando estratégias para atrair e reter estudantes, bem como fortalecer a imagem da instituição no cenário educacional.

A FACIT apresentou o Núcleo de Apoio à Internacionalização, cujo objetivo é fomentar a internacionalização do ensino e da pesquisa na instituição. Esse núcleo desempenha um papel essencial na ampliação das oportunidades de intercâmbio e parcerias internacionais, permitindo que estudantes e professores tenham acesso a experiências acadêmicas enriquecedoras em âmbito global.

Foi realizado o lançamento oficial da plataforma FACIT DIGITAL, um ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido para proporcionar maior interatividade e acesso a conteúdos complementares aos alunos. Essa inovação tecnológica tem como objetivo enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e alinhar a FACIT às novas tendências educacionais.

Os docentes também tiveram a oportunidade de participar de debates e discutir propostas relacionadas ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), buscando o contínuo aprimoramento do desempenho dos estudantes e, consequentemente, o fortalecimento da FACIT como instituição de referência em qualidade educacional.

Ao final do evento, foram realizadas sessões de feedback, permitindo que os professores expressassem suas opiniões, dúvidas e sugestões para a melhoria contínua da capacitação e do ambiente acadêmico como um todo.

A importância da qualificação do corpo docente frente às novas demandas do ensino superior é inegável. Com as rápidas transformações sociais, tecnológicas e econômicas, é fundamental que os educadores estejam preparados para lidar com os desafios do século XXI. A FACIT demonstra seu compromisso com a excelência educacional, proporcionando aos seus docentes oportunidades de atualização e capacitação para que possam oferecer uma formação de qualidade e relevante aos seus alunos.

O investimento na capacitação do corpo docente é uma estratégia inteligente, que repercute positivamente em toda a comunidade acadêmica e na sociedade como um todo. Ao proporcionar esse tipo de evento, a FACIT reforça sua posição como uma instituição de ensino comprometida com a formação integral dos estudantes e com a melhoria contínua do ensino superior no estado do Tocantins.