Calouros e veteranos da FACIT participam de trote solidário

O trote é uma prática comum em muitas faculdades do país e representa, na maioria das vezes, a recepção dos universitários mais antigos aos calouros da instituição de ensino.

Na FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins, essa recepção calorosa também acontece com muita solidariedade.

Neste ano, os acadêmicos foram desafiados a arrecadar alimentos para as pessoas carentes de Araguaína. Os estudantes também arrecadaram leite e creme de leite sem lactose para os filhotes resgatados vítimas do tráfico de animais silvestres.

A ação faz parte do projeto de humanização da formação acadêmica que a instituição aplica em todos os seus cursos. Participaram os acadêmicos dos cursos de Odontologia, Medicina Veterinária, Direito, Enfermagem e Radiologia.

Formação humanizada

“Mais do que formar profissionais de sucesso, a FACIT forma seres humanos para a vida, por isso que o trote solidário é tão benéfico para a sociedade, porque ele molda o jovem de hoje para ser o adulto solidário de amanhã”, afirma a diretora-geral da FACIT, Dra. Carollyne Mota Tiago.

O supervisor acadêmico da FACIT, Jocirley Oliveira, conta que as ações realizadas durante o Trote Solidário incentivam a contribuição para a cidadania e despertam os acadêmicos para a preocupação pelas causas sociais.

“O Trote Solidário da FACIT foi pensado para ajudar a comunidade, queremos estimular o envolvimento dos calouros em ações cidadãs como forma de despertá-los para o empreendedorismo, a inovação, o protagonismo social, o meio ambiente e a causa animal, a exemplo dessa última edição”, finaliza Jocirley.

A medicina veterinária me escolheu

“Desde o início me falaram que a participação era voluntária, mas acredito que ajudar um animal que alguma pessoa com má intenção tirou da natureza, é uma questão de caráter, de bondade mesmo”, conta a caloura do curso de medicina veterinária, Júlia Lima Weber.

A paixão pelos animais vem desce cedo, ainda criança tinha um sonho que aos poucos está se tornando realidade: ser médica dos animais.

“Esse é um sonho que nunca morreu em mim, eu não escolhi a medicina veterinária, foi a medicina veterinária que me escolheu, eu sinto que cada matéria, cada etapa, cada fase da faculdade, eu me descubro mais e eu vejo que é isso mesmo que eu quero”, garante Júlia.

Material arrecadado

Durante o trote solidário da FACIT, além dos alimentos não-perecíveis, foram arrecadadas mais de 240 caixas de produtos lácteos 0 lactose. As caixas foram entregues para o CETAS – Centro de Reabilitação de Animais Silvestres e para o CEFAU – Centro de Fauna do Tocantins, ambos administrados pelo Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins.