BIOMECÂNICA COM MINI-IMPLANTES É TEMA DE PALESTRA PARA ALUNOS DE ESPECIALIZAÇÃO DA FACIT

Cirurgiões dentistas de Araguaína e outros municípios do Tocantins, Pará e Maranhão e que fazem parte das turmas de especialização em Ortodontia da Faculdade de Ciências do Tocantins, receberam uma visita especial. O professor e mestre em Ortodontia Luiz Previdente foi o palestrante convidado em um dia inteiro de muita troca de conhecimento.

Com o tema Biomecânica com Mini-Implantes Extra Alveolares, o palestrante mostrou as novas técnicas adotadas por profissionais de todo o mundo no tratamento ortodôntico de pacientes. Os alunos de especialização aprenderam mais sobre as vantagens e desvantagens dos mini-implantes do palato. As principais desvantagens são a necessidade de fase laboratorial e maior incômodo ao paciente que o profissional precisa ficar atento.

De forma mais simples, de acordo com o palestrante, o uso dessa técnica amplia a possibilidade de movimentação dos dentes levando a resultados satisfatórios em casos complexos que antes eram improváveis de serem corrigidos ou tratados. Pacientes adultos com arcada dentária fechada, ou seja, com a largura diminuída, na maioria dos casos, são tratados com aparelhos apoiados nos mini-implantes evitando assim cirurgias de correção dos ossos da face.

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente cerca de 8% da população brasileira ainda sofre com algum tipo de diferença ou crescimento dos ossos da face, o que resulta em problemas que tornam a face desagradável. “Com o uso dos mini-implantes, parte desses problemas pode se tratada com sucesso, trazendo benefícios ao paciente que antes era impensável. Por isso, o profissional precisa buscar essas novas técnicas e entender a necessidade de cada paciente. A FACIT mostra porque vem crescendo nos últimos anos, uma instituição que está sempre oferecendo a seus alunos o que o mercado realmente exige”,Disse Luiz Previdente.