Getting your Trinity Audio player ready... |
Aula realizada Prof. Mestre Elson Bianquini para dentistas.
No dia 16 de março, a Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT, recebeu o professor Mestre Elson Bianquini, para a ministrar um dia de aula sobre a aplicação da toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, para dentistas e acadêmicos.
Aplicação de botox para tratamento de doenças odontológicas
O Dr. Elson explicou que o uso da toxina botulínica (botox) no tratamento de doenças odontológicas é uma técnica que tem sido cada vez mais utilizada na área da Odontologia, principalmente em casos de dor e disfunções temporomandibulares (DTMs).
As DTMs são distúrbios que afetam a articulação temporomandibular (ATM), que liga a mandíbula ao crânio, e podem causar dor e desconforto na região da face, cabeça e pescoço, além de problemas para mastigar e falar. O botox é capaz de aliviar a dor e relaxar os músculos faciais e da mandíbula, reduzindo a tensão e a pressão sobre a ATM.
Além disso, o botox também pode ser utilizado no tratamento do bruxismo, que é o hábito de ranger ou apertar os dentes, causando desgaste e danos aos dentes e à musculatura da mandíbula. A toxina botulínica ajuda a relaxar os músculos e reduzir a força exercida sobre os dentes, reduzindo os danos causados pelo bruxismo.
Harmonização facial em alta
O professor também explicou que a harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos que tem como objetivo melhorar a aparência do rosto, deixando as proporções mais equilibradas e simétricas. O uso do botox (toxina botulínica tipo A) é um dos procedimentos que podem ser utilizados na harmonização facial, juntamente com preenchimentos com ácido hialurônico, fios de sustentação, entre outros.
A aplicação de botox na harmonização facial é realizada em pontos estratégicos do rosto para suavizar as rugas e linhas de expressão, bem como para relaxar os músculos responsáveis pela movimentação da face. Dessa forma, é possível obter um rosto mais descansado e com aspecto mais jovem.
Algumas das áreas mais comuns para a aplicação de botox na harmonização facial incluem:
- Testa: para suavizar as linhas de expressão horizontais que aparecem na testa;
- Glabela: para reduzir as rugas entre as sobrancelhas e dar uma aparência mais suave ao rosto;
- Pés de galinha: para suavizar as rugas ao redor dos olhos;
- Sorriso gengival: para diminuir o excesso de gengiva que fica exposto quando a pessoa sorri;
- Queixo: para corrigir assimetrias e melhorar o contorno facial.
Mas lembre-se: para realizar esse tipo de procedimento o cirurgião dentista precisa realizar uma pós-graduação que o capacitará para tal atividade. Só o estudo minucioso das técnicas tornará o dentista em um profissional qualificado e apto para alcançar os resultados desejados do paciente.
Conheça um pouco mais do trabalho do professor Mestre Elson Bianquini visitando sua página do Instagram, clicando aqui.
Imagens registradas no local: