Aula inaugural de Direito, na Facit, recebe Delegado da Polícia Federal

Os acadêmicos da FACIT – Faculdade de Ciências do Tocantins têm durante todo o curso várias oportunidades para participar de palestras com profissionais de renome em suas áreas de atuação, dessa forma eles já saem da faculdade com um norte do que querem seguir de carreira.

Por isso, a FACIT convidou o Policial Federal de classe especial, Dr. Arthur Domingos, para ser o palestrante da aula inaugural do curso de direito em 2022. O tema da palestra foi “Polícia Federal e o Combate ao Crime Organizado”.

O profissional relatou quais são as atribuições da Polícia Federal, como ingressar na instituição, além focar em temas relacionados ao crime organizado de modo a despertar interesse nos acadêmicos.

“Queremos que o recém-formado ingresse nos quadros da Polícia Federal e seja um cidadão como outro pertencente da própria sociedade, seja dentro ou fora da corporação, mas tendo uma conduta positiva”, pontua o policial.

O coordenador do curso de direito, professor Maicon Tauchert, explicou que esse tipo de contato entre os acadêmicos e profissionais é promovido pela FACIT para que eles conheçam as oportunidades de carreira que terão depois que concluírem o curso.

“Sei que muitos dos alunos presentes hoje almejam carreira na PF, então trouxemos um dos melhores policiais federais lotados em Araguaína para dar bons exemplos dos procedimentos administrativos das operações. Tenho certeza de que os acadêmicos entenderam melhor e passaram a respeitar mais a instituição por causa do conhecimento que o Arthur trouxe para nós”, destaca o coordenador.

Conhecendo diversas carreiras
A aula inaugural foi aberta para acadêmicos de todos os períodos do curso de direito, a Amanda Beatriz de Sá é caloura e adorou a oportunidade de conhecer as atribuições de um delegado federal.

“Serei uma delegada da Polícia Federal no futuro, com a palestra eu tive a oportunidade de tirar muitas dúvidas das quais não encontrava respostas na internet, então graças ao doutor Arthur me sinto bem mais informada em relação a profissão dos meus sonhos”, comenta Amanda.
Cursando o 7° período, Ricardo Lima de Sousa sentiu-se enriquecido com o conhecimento que adquiriu durante a palestra. Ele agradeceu a faculdade por proporcionar esse encontro entre estudantes e profissionais.
“Entramos na faculdade cheios de dúvidas sobre qual carreira seguir, a FACIT ao trazer esses profissionais para conversar conosco, nos mostra rumos que poderíamos seguir após a formação acadêmica, assim temos uma noção do dia a dia da profissão, seja como promotor, defensor público, delegado e muitas outras, assim podemos escolher a carreira com mais afinidade”, finalizou Ricardo.